Publicidade
Mundo

OTAN anuncia operação no leste europeu para se defender de drones da Rússia

A missão, que começa nesta sexta-feira (12) à noite, envolverá uma série de ativos integrando bases aéreas e terrestres

Imagem da noticia OTAN anuncia operação no leste europeu para se defender de drones da Rússia
Comandante da OTAN, general Alexus Grynkewich. | Reprodução/Reuters
,
Publicidade

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou uma operação para reforçar a defesa do flanco leste da Europa nesta sexta-feira (12), dois dias após a Polônia abater drones russos que violaram seu espaço aéreo.

Varsóvia, capital da Polônia, retratou as incursões de drones como uma tentativa da Rússia de testar as capacidades de resposta do país e da OTAN.

Mais cedo nesta sexta-feira, o governo rejeitou a sugestão do presidente dos EUA, Donald Trump, de que as incursões poderiam ter sido um erro. A Rússia alegou que suas forças estavam atacando a Ucrânia no momento das incursões dos drones e que não pretendia atingir nenhum alvo na Polônia.

+ França envia caças para ajudar na segurança da Polônia após incursão russa

"É imprudente e inaceitável", disse o secretário-geral da OTAN em uma coletiva de imprensa em que anunciou a operação, chamada de "Eastern Sentry" (traduzida como "Sentinela Oriental").

"Estamos aqui para anunciar que a OTAN está lançando a 'Eastern Sentry' para reforçar ainda mais nossa posição ao longo do nosso flanco oriental. Esta atividade militar começará nos próximos dias e envolverá uma série de aliados", anunciou o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

Aliados, incluindo Dinamarca, França, Grã-Bretanha e Alemanha, já se comprometeram com a missão.

+ Alemanha enviará tropas para região próxima à Rússia após ataque na Polônia

Do que se trata a operação?

A missão, que começa nesta sexta-feira à noite, cobrirá todo o flanco leste da aliança, do extremo norte até o Mar Negro e o Mediterrâneo, e será "flexível e ágil", segundo o comandante da OTAN, general Alexus Grynkewich. A operação envolverá uma série de ativos, como:

  • bases aéreas e terrestres;
  • defesa ainda mais focadas;
  • capacidades aprimoradas adicionais;
  • compartilhamento ainda maior de informações entre as nações.
"Além das capacidades militares mais tradicionais, este esforço também contará com elementos projetados para enfrentar os desafios específicos associados ao uso de drones", afirmou Rutte.

+ "Estamos prontos para reagir a provocações", diz Polônia após abater drones russos

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve se reunir ainda hoje a pedido da Polônia para discutir o incidente com a Rússia.

"Como eu o imagino, [a operação] cobrirá todo o flanco leste da aliança, qualquer lugar onde possamos ver uma ameaça dos russos, seguindo o modelo do 'Baltic Sentry', que é uma operação de grande sucesso no Mar Báltico. (...) Dei a ordem esta noite para que a 'Eastern Sentry' comece", finalizou o general.
Publicidade

Assuntos relacionados

Rússia
Otan
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade