Vulcão entra em erupção e deixa aldeias cobertas de cinzas na Rússia
Fluxos de lava também derreteram a neve ao redor do vulcão, podendo provocar deslizamentos de lama
O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção na madrugada desta 3ª feira (11.abr). A ação aconteceu na península oriental de Kamchatka, onde dezenas de aldeias foram atingidas por nuvens de cinzas. Em alguns locais, a altura da poeira chegou a 8,5 cm, maior cifra registrada nos últimos 60 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os fluxos de lava ainda derreteram a neve ao redor do vulcão, desencadeando um aviso de possíveis deslizamentos de lama. A Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT) também emitiu um aviso vermelho para a aviação, dizendo que a atividade do vulcão poderia afetar aeronaves internacionais e de baixa altitude.
Apesar da erupção, nenhuma morte foi registrada, enquanto os danos estão sendo contabilizados. Como precaução, algumas escolas na península foram fechadas e os moradores foram orientados a permanecerem dentro de casa.
Uno spesso strato di cenere vulcanica ha coperto gli insediamenti circostanti il vulcano Sheveluch in eruzione nella penisola di Kamchatka. pic.twitter.com/bF6zhOmzE0
? Marco Bordoni (@bordoni_russia) April 11, 2023
Com mais de 60 mil anos, o Shiveluch é um dos maiores vulcões de Kamchatka, que conta com menos de 12 mil habitantes. Acredita-se que o vulcão estava se preparando para erupção desde o ano passado. Mesmo que pare o processo, autoridades do país afirmam que novas nuvens de cinzas não podem ser descartadas.