Macron invoca artigo e aprova reforma da Previdência sem aval de deputados
Impopular, a proposta aumenta a idade mínima de aposentadoria e tem gerado protestos no país
O presidente da França, Emmanuel Macron, invocou nesta 5ª feira (16.mar) um artigo da Constituição francesa que lhe permite aprovar a sua polêmica Reforma da Previdência sem o aval do Parlamento. A decisão foi anunciada pelo palácio do Eliseu horas antes da votação que ocorreria na Assembleia dos Deputados do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Impopular, a proposta tem gerado uma onda de manifestações, quase 500 mil pessoas protestaram contra o projeto de lei em todo o país na 4ª feira. A medida também transformou Paris em um lixão a céu aberto. Em greve há dias, trabalhadores do sistema de saneamento pararam de trabalhar contra a proposta que, entre outras medidas, prevê o aumento da idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 a partir de 2030.
Macron afirma que as mudanças previdenciárias são fundamentais para tornar a economia francesa mais competitiva e auxiliar o sistema previdenciário, que, segundo o líder francês, está a caminho de um déficit.
Inédita e considerada "pouco democrática", a invocação do artigo 49.3 seria feita pela primeira-ministra da França, Elisabeth Borne. Mas, ao chegar na Assembleia Nacional, foi recebida por deputados contrários ao projeto de lei cantando o hino nacional da França. A sessão acabou suspensa.
* Com informações da Associated Press