Mundo

Novo presidente do Chile propõe 'corredor humanitário' para deportar imigrantes do país

Enfrentamento à imigração irregular é uma das principais bandeiras do conservador José Antonio Kast, apelidado de 'Donald Trump chileno'

Imagem da noticia Novo presidente do Chile propõe 'corredor humanitário' para deportar imigrantes do país
Presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, durante a campanha presidencial de 2025 | Foto: Wikipédia - 13.09.2025

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, defendeu nesta terça-feira (16) a criação de um "corredor humanitário de devolução" para imigrantes 'indocumentados'. O enfrentamento à imigração irregular é uma das principais bandeiras do conservador, apelidado de "Donald Trump chileno".

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Kast estimou que mais de 300 mil estrangeiros vivam hoje em situação irregular no Chile, boa parte vinda da Venezuela. Segundo ele, a migração venezuelana para o Chile cresceu nos últimos anos porque o país oferece maior estabilidade econômica e serviços básicos em melhores condições.

"Precisamos de uma coordenação para abrir um corredor humanitário de devolução dessas pessoas aos seus respectivos países", afirmou Kast em coletiva de imprensa. "Não temos problema em receber quem chega com contrato de trabalho e se identifica na fronteira. O problema é a migração irregular."

Na coletiva de imprensa, realizada após a primeira reunião de Kast com o presidente da Argentina, Javier Milei, Kast também criticou o governo da Venezuela, afirmando que o país enfrenta uma "narcoditadura". Ele disse que apoiaria uma intervenção dos Estados Unidos em território venezuelano para tirar Nicolás Maduro do poder.

A declaração ocorre em um momento de forte escalada de tensão entre os EUA e a Venezuela. Nesta terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um bloqueio total e completo de navios petroleiros que entram e saem da Venezuela, anunciando que o país está "totalmente cercado". Trump acusa o governo de Maduro de usar recursos do petróleo para financiar o narcotráfico.

Kast venceu as eleições presidenciais do Chile, no último domingo (14), com cerca de 60% dos votos no segundo turno do pleito. Ele derrotou a então candidata progressista Jeannette Jara, do Partido Comunista, que obteve 40% dos votos. As eleições ocorreram em um momento de forte polarização.

A vitória de Kast representa a maior mudança política do Chile em décadas e reforça a crescente onda de governos de direita na América Latina. Sua campanha ganhou força a partir de um discurso duro sobre imigração e criminalidade, uma mudança em relação à sua derrota apertada para o atual presidente, Gabriel Boric, em 2021.

Assuntos relacionados

Presidente
Chile
Imigração

Últimas Notícias