Lula parabeniza Kast por vitória nas eleições e diz que seguirá trabalhando com Chile
Político de direita foi o mais votado no segundo turno do pleito, derrotando a candidata de esquerda apoiada pelo atual governo


Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou José Antonio Kast por vencer as eleições presidenciais no Chile. O político de direita foi o mais votado no segundo turno do pleito, realizado no domingo (14), derrotando a afiliada do Partido Comunista Jeannette Jara, que recebia apoio do presidente Gabriel Boric.
"Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato”, escreveu Lula. “Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”, acrescentou o presidente.
Kast também foi parabenizado por outros governos das Américas. É o caso dos Estados Unidos, que disse esperar que o Chile avance em “prioridades compartilhadas”, como segurança pública e combate à imigração ilegal. “Esperamos trabalhar em estreita colaboração para aprofundar nossa parceria e promover a prosperidade compartilhada em nosso hemisfério”, disse Marco Rubio, secretário de Estado.
Outro que cumprimentou Kast pela vitória foi o presidente da Argentina, Javier Milei, que comemorou a eleição de mais um governo de direita na região. Isso porque, quando o político tomar posse em março de 2026, o Chile se juntará ao Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, além da Argentina, como países sul-americanos governados pela direita.
“Mais um passo de nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada. Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos para a América abraçar as ideias da liberdade e possamos nos libertar do jugo opressor do socialismo do século 21”, disse Milei.
Kast ainda foi parabenizado pelos governos do México, Paraguai, Equador, Bolívia, Costa Rica, Panamá e Guatemala, que reforçaram o desejo de trabalhar em conjunto com o novo presidente. O mesmo foi dito por José Jerí, presidente interino do Peru, que ligou para Kast e já estabeleceu o combate conjunto ao crime transnacional como um ponto de convergência de interesse entre os dois países.









