Política

Lula parabeniza Kast por vitória nas eleições e diz que seguirá trabalhando com Chile

Político de direita foi o mais votado no segundo turno do pleito, derrotando a candidata de esquerda apoiada pelo atual governo

Imagem da noticia Lula parabeniza Kast por vitória nas eleições e diz que seguirá trabalhando com Chile
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou José Antonio Kast por vencer as eleições presidenciais no Chile. O político de direita foi o mais votado no segundo turno do pleito, realizado no domingo (14), derrotando a afiliada do Partido Comunista Jeannette Jara, que recebia apoio do presidente Gabriel Boric.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

"Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato”, escreveu Lula. “Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”, acrescentou o presidente.

Kast também foi parabenizado por outros governos das Américas. É o caso dos Estados Unidos, que disse esperar que o Chile avance em “prioridades compartilhadas”, como segurança pública e combate à imigração ilegal. “Esperamos trabalhar em estreita colaboração para aprofundar nossa parceria e promover a prosperidade compartilhada em nosso hemisfério”, disse Marco Rubio, secretário de Estado.

Outro que cumprimentou Kast pela vitória foi o presidente da Argentina, Javier Milei, que comemorou a eleição de mais um governo de direita na região. Isso porque, quando o político tomar posse em março de 2026, o Chile se juntará ao Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, além da Argentina, como países sul-americanos governados pela direita.

“Mais um passo de nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada. Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos para a América abraçar as ideias da liberdade e possamos nos libertar do jugo opressor do socialismo do século 21”, disse Milei.

Kast ainda foi parabenizado pelos governos do México, Paraguai, Equador, Bolívia, Costa Rica, Panamá e Guatemala, que reforçaram o desejo de trabalhar em conjunto com o novo presidente. O mesmo foi dito por José Jerí, presidente interino do Peru, que ligou para Kast e já estabeleceu o combate conjunto ao crime transnacional como um ponto de convergência de interesse entre os dois países.

Últimas Notícias