Ministro russo visita território na Ucrânia após ida de Zelensky aos EUA
Visita é considerada uma resposta de Moscou após viagem do presidente ucraniano

Sérgio Utsch
O ministro da defesa da Rússia, Sergei Shoigu, esteve, nesta 5ª feira (22.dez), em um dos territórios ocupados na Ucrânia. A visita é considerada uma resposta de Moscou após a viagem de Volodymyr Zelensky aos Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele realizou inspeção de abrigos subterrâneos e conversou com soldados. Um deles afirmou que o ânimo da tropa é de combate.
É a mensagem que o Kremlin quer passar ao mundo e aos russos com o mais alto oficial a visitar uma frente de batalha no leste da Ucrânia, quase um ano após a invasão.
"A coragem ucraniana e a determinação americana vão garantir o futuro de nossa liberdade e a liberdade das pessoas que defendem nossos valores", disse o presidente ucraniano em seu último compromisso em Washington, onde já tinha sido recebido pelo presidente Joe Biden, na Casa Branca.
Na primeira viagem dele após ter seu país invadido, os Estados Unidos anunciaram a doação do sistema de defesa com mísseis Patriot, projetado para interceptar outros mísseis e drones, como os que a Rússia vem usando pra destruir a infraestrutura de água e energia da Ucrânia.
As últimas 48 horas mostraram o quanto a Ucrânia e a Rússia dependem da opinião pública doméstica e internacional pra alcançar seus objetivos. Se nos Estados Unidos Volodomyr Zelensky tentava diminuir a resistência a mais ajuda financeira e militar a seu país, o Kremlin, por outro lado, tenta convencer os russos e o resto do mundo de que eles são as vítimas de um complô mundial, liderado pelos norte-americanos.
Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, criticou a falta de disposição dos ucranianos em negociar e chamou de Zelensky de marionete dos Estados Unidos. A afirmação reforça a estratégia de acusar os Estados Unidos e a União Europeia de fazerem uma guerra indireta contra a Rússia.
Leia também: