Corrida e show marcam o 3° dia de comemorações do Jubileu da rainha
Elizabeth II não participou de dois dos três eventos que aconteceram em sua homenagem
Sérgio Utsch
Poucos eventos são tão britânicos quanto uma corrida de cavalos cercada de homens e mulheres com chapéus e roupas que raramente usam. É um dia em que muitos mostram que são poderosos, outros pretendem que são, e alguns não têm compromisso nenhum com o cerimonial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Neste sábado (4.jun), a tradicional corrida em Epsom, que acontece há 243 anos, foi organizada para homenagear a rainha Elizabeth II, representada pela filha, a princesa Anne.
A participação da monarca de 96 anos foi cancelada em dois dos três eventos em que ela estaria presente. Ela assistiu à corrida do palácio de Windsor, onde finalmente encontrou-se com a bisneta Iilibet. A segunda filha do príncipe Harry e de Megan Markle completou um ano neste sábado. O duque e duquesa de Sussex moram nos Estados Unidos, mas vieram à Inglaterra para participar do Jubileu.
Perto do outro palácio, o de Buckingham, uma onda interminável de súditos querendo fazer parte desse momento. Toda essa festa e essa multidão são um bom termômetro pra entender o que se passa nestes dias de celebração, mas não são exatamente um bom parâmetro pra detectar o que pensa toda a população desse país e o desânimo detectado nas últimas pesquisas realizadas no Reino Unido.
Se a rainha ainda tem muito prestígio, o mesmo não pode ser dito da instituição que ela representa. A maior parte dos britânicos acham que a monarquia é uma história que está em seus capítulos finais.
Se 79% acreditam que ainda haverá uma monarquia daqui a 10 anos, 42% acreditam que a instituição resiste por mais meio século, e 29% acham que existirá daqui a 100 anos. Em 1990, todos os índices eram maiores.
Pela noite, um grande show no Palácio de Buckingham encerrou o penúltimo dos quatro dias de celebrações do Jubileu de Platina. Um grande tributo a um passado que eles chamam de glorioso, apesar do presente frágil e um futuro cheio de incertezas.
Leia também: