Publicidade
Mundo

Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí

Segundo entidades, fenômeno acontece em área isolada e ainda não apresenta perigo aos moradores

Imagem da noticia Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí
Vulcão Kilauea é um dos mais ativos do mundo | Reprodução/Twitter USGSVolcanoes
• Atualizado em
Publicidade

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou nesta 5ª feira (30.set) que o vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção. O fenômeno, no entanto, não ocorre em área residencial e as autoridades garantem que não há perigo de imediato aos moradores.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o USGS, a erupção está confinada a uma cratera no cume do vulcão, apelidada de Halemaumau, devendo ficar na cratera. "As emissões de gases degradarão a qualidade do ar, mas a atividade da lava está apenas no topo [do vulcão]", afirmaram.

Ao mesmo tempo, o Observatório de Vulcões Havaianos do USGS aumentou o nível de alerta para "perigoso" no início do dia após registar um aumento nas atividades sísmicas na noite anterior. Segundo a entidade, a erupção é semelhante a muitas outras que ocorreram no cume de Kilauea nos últimos séculos.

"Até agora, de fato, é muito semelhante à erupção mais recente, de dezembro de 2020 a maio de 2021. Ele está libertando a pressão que se acumula entre as erupções - um processo muito cíclico", escreveu o observatório nas redes sociais.

+ Lava avança pelo oceano e ilha nas Canárias ganha mais de 10 hectares

Em 2018, o vulcão entrou em erupção e destruiu mais de 700 casas, o que obrigou a retirada de vários moradores. Segundo o USGS, esse é um dos vulcões mais ativos do mundo.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade