Ibama avança etapa para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas
Medida trata sobre conceito preliminar no processo de licenciamento ambiental para exploração de petróleo na região amazônica, que ainda depende de testes

SBT News
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta segunda-feira (19), o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) apresentado pela Petrobras.
+ Ministério da Agricultura descarta três casos suspeitos de gripe aviária; três seguem em análise
A aprovação representa um avanço no processo de licenciamento ambiental para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. Segundo o Ibama, o plano atendeu aos requisitos técnicos em seus aspectos teóricos e metodológicos.
O próximo passo será a realização de vistorias e simulações práticas para testar a resposta da Petrobras em casos de acidentes com derramamento de óleo.
Apesar da aprovação do PPAF, a perfuração exploratória ainda não está autorizada. O licenciamento só poderá seguir após a Avaliação Pré-Operacional (APO), que verificará, em campo, a eficácia do Plano de Emergência Individual.
O cronograma para isto ainda será definido pelo Ibama em conjunto com a Petrobras.
Em nota, o Ibama reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e destacou que o avanço de projetos depende do respeito às características socioambientais de cada local.
A Bacia da Foz do Amazonas, localizada entre os estados do Amapá e Pará, é considerada uma das áreas com maior potencial de produção de petróleo e gás natural do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou apoio à exploração na região.