Publicidade
Política

"Faremos tudo de forma extremamente segura", diz presidente da Petrobras sobre exploração na Foz do Amazonas

Magda Chambriard afirma ser "urgente" reposição de reservas de petróleo, o que só será possível com pesquisa na Margem Equatorial

Imagem da noticia "Faremos tudo de forma extremamente segura", diz presidente da Petrobras sobre exploração na Foz do Amazonas
Ministro do MME, Alexandre Silveira, presidente Lula e presidente da Petrobras, Magda Chambriard | Reprodução/YouTube
• Atualizado em
Publicidade

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que, se a estatal receber autorização para explorar a região da Margem Equatorial, onde está a Foz do Amazonas, tudo será feito de "forma extremamente segura". Deu a declaração durante cerimônia de anúncio de investimentos na frota naval do sistema Petrobras em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

+ Lula diz ter "certeza" de que Marina Silva não será contra exploração de petróleo na Margem Equatorial

"É importante destacar a relevância da Margem Equatorial e da pesquisa. Se obtivermos a licença, vamos fazer tudo de forma segura. Pode ficar tranquilo em relação a isso, presidente", disse Chambriard.

A presidente da Petrobras também afirmou ser "urgente" uma "reposição de reservas" de petróleo até 2030, o que só será possível com a pesquisa na Margem Equatorial, região da Foz do Rio Amazonas.

+ Foz do Amazonas: Lula diz que Ibama está de "lenga-lenga" e parece "órgão contra o governo"

O processo de licenciamento para a exploração de petróleo da Margem Equatorial está sob análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). O órgão espera da Petrobras a criação de uma base de emergência em Oiapoque (AP) para destravar a liberação. A base tem inauguração prevista para março.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também fez uma defesa da exploração na área. "Essa reserva, talvez maior que do pré-sal, já está mudando a realidade de nossos vizinhos. O Brasil merece viver essa realidade. É a arrecadação de mais de R$ 1 trilhão que precisa ser destinada para a saúde e educação. [...]. A Petrobras entregou os estudos complementares ao Ibama e chegou a hora, ministro Rui [Costa], de virar essa chave", disse.

+ Lula volta a defender exploração na Margem Equatorial e diz que não fará loucura: "É questão de bom senso"

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade