Publicidade
Brasil

Lula diz ter "certeza" de que Marina Silva não será contra exploração de petróleo na Margem Equatorial

Presidente defendeu mais uma vez pesquisas da Petrobras na região da Foz do Amazonas

Imagem da noticia Lula diz ter "certeza" de que Marina Silva não será contra exploração de petróleo na Margem Equatorial
Lula voltou a defender exploração de petróleo na Foz do Amazonas e disse que ministra Marina Silva não será contra | Reprodução/YouTube
• Atualizado em
Publicidade

Diante do imbróglio entre Petrobras e o Ibama, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, mais uma vez, a pesquisa e a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na Foz do Rio Amazonas. Na avaliação do petista, nem mesmo Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, será contra a extração do óleo na região.

+ Lula volta a defender exploração na Margem Equatorial e diz que não fará loucura: "É questão de bom senso"

"Eu tenho certeza que a Marina jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente e o que a Marina quer é o seguinte: 'Não é que eu não quero fazer, é como fazer'. Esse como fazer é uma coisa que eu quero, ela quer e você quer. Para a gente não ser predatório com a nossa Amazônia", disse Lula em entrevista à Rádio Clube, do Pará, nesta sexta-feira (14).

O choque entre Ibama e Petrobras já tem três anos e impede que a estatal brasileira perfure o fundo do mar da Margem Equatorial, perto do estado do Amapá. Técnicos da Petrobras, no entanto, acreditam que o embate tem data para acabar com a inauguração da base de emergência em Oiapoque (AP).

+ Foz do Amazonas: Lula diz que Ibama está de "lenga-lenga" e parece "órgão contra o governo"

A base era um dos pré-requisitos do Ibama para uma autorização de exploração de petróleo na região. "Por isso eu acho que a gente vai fazer [exploração] com muita responsabilidade e, se tiver petróleo, a gente vai ter mais dinheiro, mais educação, mais saúde, mais tecnologia, mais dinheiro pra contratar gente pro Ibama, mais dinheiro pra contratar professor, para contratar médico, mais dinheiro pra cuidar do Brasil", disse Lula.

Nessa quinta (13), em Macapá (AP), o petista afirmou que não quer "poluir um milímetro de água", mas ponderou que a Petrobras e o governo brasileiro têm o direito de pesquisar a presença de petróleo na Foz do Rio Amazonas.

+ "Quero que seja explorado, mas antes tem que pesquisar", diz Lula sobre petróleo na Foz do Amazonas

Lula esteve ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um grande entusiasta da ideia, e prometeu que a Casa Civil, do ministro Rui Costa, vai conversar com Ibama e Petrobras para destravar a exploração.

"Por isso, esse moço aqui [ministro Rui Costa, da Casa Civil] tem a incumbência de a gente acertar com o instituto de meio ambiente do Brasil que a gente não vai fazer loucura. Não vai ter loucura ambiental", disse Lula ontem.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade