Foz do Amazonas: Lula diz que Ibama está de "lenga-lenga" e parece "órgão contra o governo"
Presidente afirma que Casa Civil terá reunião com Ibama para viabilizar estudos da Petrobras na Margem Equatorial
S
SBT News
12/02/2025, 14:46 • Atualizado em 12/02/2025, 14:50
compartilhar
Presidente Lula defendeu exploração na Foz do Amazonas e falou em lenga-lenga do Ibama | Reprodução/YouTube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (12), exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, o chefe do Executivo fez críticas ao que chamou de "lenga-lenga" do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar estudos da Petrobras na região.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Não é que vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar, temos que ver se tem petróleo, a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de 2 mil metros de profundidade e não encontra o que imaginava", falou Lula.
O presidente ainda citou uma reunião, "talvez na semana que vem ou nesta", entre Casa Civil, do ministro Rui Costa, e Ibama. "Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é pra ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo", criticou Lula.
O petista ainda reforçou que "todos os ritos" serão cumpridos para não causar "nenhum estrago na natureza". Mas ponderou: "A gente não pode saber que tem uma riqueza embaixo de nós e não vai explorar, até porque dessa riqueza é que vamos ter dinheiro para construir a famosa e sonhada transição energética".
Foz do Amazonas: Lula diz que Ibama está de "lenga-lenga" e parece "órgão contra o governo"Presidente afirma que Casa Civil terá reunião com Ibama para viabilizar estudos da Petrobras na Margem EquatorialPolítica2025-02-12T14:46:55.108ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (12), exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, o chefe do Executivo fez críticas ao que chamou de "lenga-lenga" do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar estudos da Petrobras na região. "Não é que vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar, temos que ver se tem petróleo, a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de 2 mil metros de profundidade e não encontra o que imaginava", falou Lula. O presidente ainda citou uma reunião, "talvez na semana que vem ou nesta", entre Casa Civil, do ministro Rui Costa, e Ibama. "Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é pra ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo", criticou Lula. O petista ainda reforçou que "todos os ritos" serão cumpridos para não causar "nenhum estrago na natureza". Mas ponderou: "A gente não pode saber que tem uma riqueza embaixo de nós e não vai explorar, até porque dessa riqueza é que vamos ter dinheiro para construir a famosa e sonhada transição energética".São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/foz-do-amazonas-lula-diz-que-ibama-esta-de-lenga-lenga-e-parece-orgao-contra-o-governo