"Quero que seja explorado, mas antes tem que pesquisar", diz Lula sobre petróleo na Foz do Amazonas
Ibama e Petrobras devem se reunir com a Casa Civil ainda nesta semana para discutir exploração do óleo na região
![Imagem da noticia "Quero que seja explorado, mas antes tem que pesquisar", diz Lula sobre petróleo na Foz do Amazonas](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Flula_foz_do_amazonas_petrobas_ac0a8e6d45.png&w=1920&q=90)
Vinícius Nunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (12) que deseja autorizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na Foz do Amazonas. O petista, no entanto, condicionou a extração às pesquisas da Petrobras e do Ibama acerca da presença do óleo na região.
"Eu quero que seja explorado, mas antes de explorar a gente tem que pesquisar. Nós temos que ver se tem petróleo, nós temos que ver a quantidade de petróleo. Muitas vezes você cava um buraco de dois mil metros de profundidade e você não encontra o que você imaginava que ia encontrar", afirmou o presidente à rádio Diário FM, de Macapá (AP).
+ Lula diz que é preciso dar tempo para Galípolo “consertar” a taxa de juros
Lula antecipou que a Casa Civil, do ministro Rui Costa, promoverá uma reunião entre o Ibama e a Petrobras para discutir a exploração da Margem Equatorial. O petista reclamou da narrativa de que o Ibama estaria "contra o governo" pela autorização da extração de petróleo.
"Não dá pra a gente ficar nesse lenga-lenga falando que o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo", reclamou Lula.
Ainda nesta semana, Lula vai cumprir um roteiro de três dias voltado para o Amapá, com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Também terá companhia de Alexandre Silveira (PSD), ministro de Minas e Energia.