Na ONU, Vaticano pede o fim dos investimentos em armas nucleares
Representante do papa reforçou a necessidade de auxílio às crises humanitárias causadas pela pandemia de covid-19
O bispo e secretário do Vaticano, Paul Richard Gallagher, pediu aos países que gastem menos com recursos militares, na tarde de 4ª feira (29.set). O apelo foi feito em um discurso para as Nações Unidas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Em frente a uma pandemia mundial de duração incerta e aos efeitos sempre mais graves das mudanças climáticas globais, os Estados devem reduzir suas despesas militares em favor de uma resposta às necessidades humanitárias e às exigências de nossa casa comum", disse o bispo. "Nesse contexto, quero renovar o pedido da Santa Sé para que os governos destinem o dinheiro que usam em armas e em outras despesas militares para um Fundo Mundial para eliminar a fome e para desenvolvimento dos países mais pobres", completou.
O representante do Vaticano ainda ressaltou que as conversas entre os países eram uma forma de reforçar "o insistente pedido da humanidade de eliminar as armas nucleares e os números investidos nisso".
O encontro nas Nações Unidas ocorreu em âmbito do Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, comemorado no dia 26 de setembro.