Alemanha: Resultados iniciais apontam vitória de Partido Social-Democrata
Decisão oficial, no entanto, ainda depende de coligações majoritárias formada pelos partidos
O Partido Social-Democrata (SPD), conquistou a maioria dos votos nas eleições federais da Alemanha, alcançando 25,7% de aprovação, e derrotou o partido da chanceler Angela Merkel. A informação foi divulgada pela Comissão Eleitoral Federal alemã na madrugada desta 2ª feira (27.set), após a contagem de todos os 299 constituintes.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a entidade, a aliança conservadora União Democrata-Cristã, liderada por Armin Laschet, obteve 24,1% dos votos, seguido pelo Partido Verde, com 14,8%, e Partido Liberal Democrata, com 11,5%.
A disputa eleitoral será conquistada por quem construir uma coligação majoritária entre pelo menos três formações partidárias. As negociações terão início nesta 2ª feira, mas o resultado oficial ainda deve levar algumas semanas.
+ Eleições na Alemanha: os desafios que Merkel deixa para seu sucessor
Os cidadãos alemães foram às urnas no último domingo (26.set) para decidir quem será o novo comandante de uma das maiores economias da Europa. As pesquisas já confirmavam uma disputa acirrada entre os partidos de centro-direita e social-democrata, assim como apontado nas primeiras projeções.