Navios com 800 náufragos resgatados denunciam situação insustentável
Embarcações aguardam posição de autoridades marítimas um porto seguro para acomodar os sobreviventes
SBT News
As organizações SOS Mediterranée e Sea Watch 3 denunciaram nesta 5ª feira (5.ago) a situação "insustentável" dos 800 migrantes resgatados no último dia 1º, no mar Mediterrâneo. Segundo as entidades, muitos sobreviventes estavam "num estado de esgotamento extremo" quando foram resgatados pelas equipes do navio e continuam sofrendo com dores físicas, queimaduras e enjoos.
"Com o calor e a falta de espaço, as tensões e o sofrimento psicológico estão aumentando entre os sobreviventes. Muitas crianças queixam-se de dores de estômago, fraqueza, dor de cabeça e perda de apetite. Precisamos desembarcar os sobreviventes sem demora", afirmou a SOS Mediterranée.
As ONGs pedem que as autoridades marítimas indiquem urgente um porto seguro para o desembarque e que alertem os Estados europeus para que seja desenvolvido um mecanismo de desembarque e relocalização nos países.
O Sea Watch 3 informou nesta manhã que denunciou ao Tribunal de Menores de Catânia, na Itália, a presença de mais de 70 menores a bordo do navio. "As condições climáticas estão piorando rapidamente", informou a entidade, "muitos precisam de suporte médico urgente", completou.
A ministra do Interior do governo de Roma, Luciana Lamorgese, pediu à União Europeia para ativar, "nem que seja de forma temporária", um mecanismo que permita o acesso a um porto de desembarque a todos os migrantes resgatados no Mediterrâneo pelas organizações.
Até o momento, o navio Ocean Viking, da SOS Mediterranée, abriga 553 sobreviventes, enquanto a embarcação Sea Watch 3 comporta 257 migrantes.
"Some obtained injuries during the crossing, many suffer from body pain. We continue to assess, treat & monitor patients, but all survivors need to disembark in a place of safety as soon as possible."#OceanViking requested a Place of Safety to all relevant marit. authorities. pic.twitter.com/00kQAnH7dU
? SOS MEDITERRANEE (@SOSMedIntl) August 2, 2021