Criminosos erram alvo e tentativa de fuga é frustrada em presídio do Rio
Ação pretendia auxiliar presos do Nelson Hungria, mas foi interceptada no Presídio Lemos Brito, na madrugada de domingo (21)

Naiara Ribeiro
com SBT Rio
Uma tentativa de fuga no Presídio Lemos Brito, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi frustrada na madrugada deste domingo (21). A ação foi percebida por um policial penal que estava de plantão na unidade.
Imagens de câmeras de segurança mostram que criminosos tentaram ingressar no presídio com materiais ilícitos para auxiliar a fuga de detentos. Ao identificar uma movimentação suspeita no lado externo da unidade, o policial efetuou disparos de advertência e impediu a aproximação dos envolvidos. Não houve registro de feridos.

De acordo com a apuração inicial, os alvos da ação seriam detentos do Presídio Nelson Hungria, que fica nas proximidades. Por engano, os criminosos acabaram se dirigindo ao Presídio Lemos Brito, onde quatro presos já haviam iniciado o corte das grades com o objetivo de fugir.
Após a tentativa frustrada, agentes penitenciários localizaram uma bolsa abandonada pelos suspeitos, contendo quatro discos de maquita e outros equipamentos utilizados para o corte de estruturas metálicas. Uma corrente, que também foi encontrada, já estava parcialmente serrada.

Depois da ocorrência, os detentos envolvidos foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Bangu 1. O caso será apurado internamente e encaminhado para investigação. Como medida preventiva, as visitas ao Presídio Nelson Hungria foram suspensas neste domingo (21).
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que ações permanentes de segurança e monitoramento continuam sendo realizadas em todas as unidades prisionais do estado.








