Publicidade
Justiça

Toffoli anula suspeição de juiz da Lava Jato e envia caso ao CNJ

Eduardo Appio assumiu processos do caso em Curitiba, mas foi afastado pelo TRF-4, em maio, após suspeição e suposta ameaça

Imagem da noticia Toffoli anula suspeição de juiz da Lava Jato e envia caso ao CNJ
appio
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou decisão que havia tornado o juiz federal Eduardo Appio suspeito. Ele assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, dos processos da Operação Lava Jato, no início do ano e foi afastado três meses depois.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Toffoli suspendeu o processo contra Appio, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) - a segunda instância da justiça de Curitiba. Pela decisão, o caso deve ser enviado ao Conselho Nacional da Justiça (CNJ), para ser analisado no pente-fino que o órgão realiza nos processos da Lava Jato. A medida não garante a Appio o retorno à 13ª vara.

"Faz-se necessária, por ora, a suspensão do procedimento administrativo disciplinar em face do magistrado Eduardo Appio, notadamente enquanto se aguarda o desfecho da Correição Extraordinária promovida pela Corregedoria-Nacional de Justiça, a quem competirá, igualmente, analisar eventual avocação do referido processo disciplinar."

Appio foi afastado em maio da 13ª Vara Federal de Curitiba -  que foi ocupada pelo atual senador Sérgio Moro (União-PR). A maioria dos desembargadores da Corte Especial Administrativa do TRF-4 apontou que o magistrado é suspeito de ter tentado intimidar ou ameaçar o filho do desembargador Marcello Malucelli, do tribunal, em uma ligação telefônica em abril.

Malucelli era relator de um processo da Lava Jato no TRF-4 e anulou decisão de Appio que havia liberado um desafeto de Moro, o operador financeiro Rodrigo Tacla Duran, da ordem de prisão que pesava contra ele desde 2017.

Appio acusou Malucelli de suspeição, por seu filho, o advogado João Malucelli, ser ligado ao ex-juiz Sérgio Moro. Ele atua no escritório da família Moro, em Curitiba. Appio nega qualquer irregularidade.

Leia também:

+ TRF-4 afasta Eduardo Appio, novo juiz da Lava Jato

+ "Desigualdade precisa inspirar indignação", diz Lula na ONU; veja discurso na íntegra

+ Rosa Weber aceita pedido de Moraes e 4º réu do 8/1 será julgado em plenário virtual

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade