Ataque aos Poderes não abalou democracia, diz Rosa Weber
Ministra discursou na abertura da 1ª Sessão Ordinária de 2023 do plenário do CNJ
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, reforçou nesta 3ª feira (14.fev) que o ataque às sedes dos Três Poderes ocorrido em 8 de janeiro não abalou a democracia do Brasil. A declaração foi dada em discurso na abertura da 1ª Sessão Ordinária de 2023 do plenário do CNJ.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Inabalada restou a nossa democracia, como inabalável continua. A simbólica reconstrução [do Plenário do STF] em tempo recorde evidencia que o sentimento de reverência à Justiça - que não reside na argamassa ou nos tijolos dos prédios, e sim no espírito das instituições democráticas - supera qualquer espécie de ódio irracional ou de pérfido fanatismo", pontuou a ministra.
Nas palavras dela também, "frustrado restou o real objetivo dos vândalos que assaltaram as instituições, intensa a repulsa demonstrada pelas autoridades públicas e pela sociedade civil desde as primeiras horas que se seguiram à invasão criminosa".
Ainda no discurso, Rosa Weber destacou que a Justiça no país prossegue com a missão de tornar efetivo o direito, de viabilizar a vida em sociedade e realizar justiça. Sobre os trabalhos do CNJ especificamente, disse que o órgão continuará com a missão de estabelecer políticas judiciárias de caráter nacional para entregar uma prestação jurisdicional qualificada, efetiva e célere, "sempre tendo presente a necessidade de tratamento prioritário às minorias diante das marcantes desigualdades sociais e econômicas que constituem verdadeira chaga neste Brasil de tantos Brasis".