Covid-19: cidadãos de Botucatu recebem 2ª dose da vacinação em massa
Primeiro grupo recebeu a primeira dose em 16 de maio; cidade registra queda de 84,5% nas internações pela doença
A cidade de Botucatu, interior de São Paulo, iniciou neste domingo (8.ago) a aplicação da segunda dose do imunizante contra covid-19 na população adulta local. A vacinação em massa dos cidadãos faz parte de uma pesquisa sobre a eficácia da vacina AstraZeneca contra o vírus ao longo dos meses.
Assim como na aplicação da primeira dose, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da abertura da vacinação. "Mais de 8 mil moradores já receberam a vacina nas primeiras horas do dia. Nossa meta é aplicar a 2ª dose em mais de 60 mil moradores ainda hoje!", escreveu o ministro em suas redes sociais.
Segundo o acompanhamento da prefeitura, 124.287 dos cerca de 148,1 mil habitantes de Botucatu receberam a primeira dose, o que equivale a 83,9% da população total - número correspondente a imunização de todos os adultos da região. Com isso, no primeiro dia do mês de agosto, a cidade registrou uma queda de 84,5% nas ocupações em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), passando de 97 para 15 internações.
Para concluir o ciclo vacinal, o cidadão deve comparecer ao local onde recebeu a primeira dose, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha de vacinação indicando a 1ª dose.
Cronograma:
- Das 08 às 10 horas: moradores com idades entre 51 e 60 anos;
- Das 10 às 12 horas: moradores com idades entre 41 e 50 anos;
- Das 12 às 15 horas: moradores com idades entre 31 e 40 anos;
- Das 15 às 18 horas: moradores com idades entre 18 e 30 anos.
Todo o processo de cadastro e vacinação em Botucatu terá o acompanhamento e auditoria realizadas pelas Forças de Segurança do Município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu, Justiça Eleitoral, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo.