Lewandowski autoriza envio de 100 agentes da Força Nacional de Segurança para o Rio Grande do Sul
Governo ainda não estimou montante de recursos que será liberado para ajudar na reconstrução do que foi destruído pelas enchentes
Soane Guerreiro
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio de 100 agentes da Força Nacional de Segurança para o Rio Grande do Sul. Policiais militares de outras regiões já estão atuando no socorro às vítimas.
A ajuda vem de vários estados. Policiais militares de São Paulo resgataram vítimas da chuva no telhado de uma casa, no Vale do Caí. De Goiás, bombeiros e cães de resgate foram enviados nesta sexta-feira para auxiliar no socorro às vítimas. O apoio vem ainda do Mato Grosso do Sul, com embarcações e equipamentos de salvamento.
Nesta sexta, representantes de vários ministérios fizeram a segunda reunião para definir ações emergenciais. No fim de semana, ministros do governo viajarão ao estado para montar um escritório de coordenação das ações federais.
De acordo com o Palácio do Planalto, nesse momento não é possível estimar o montante de recursos que será liberado para ajudar na reconstrução do que foi destruído pelas enchentes no Rio Grande do Sul, porque as chuvas e os estragos ainda não cessaram. Um crédito emergencial deve ser liberado apenas para as operações de resgate e restabelecimento de serviços básicos na região.
"Esse levantamento dos valores ele se dará a partir do plano de trabalho apresentado por cada município e pelo estado mediante homologação da Defesa Civil", afirmou Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social.
A orientação do presidente Lula é dar todo o suporte aos locais afetados de forma rápida: "o governo federal não deixará faltar nenhum apoio para que a gente possa recuperar os estragos que essa chuva está causando no estado. A única coisa que a gente não pode recuperar são as vidas que foram perdidas, mas também nós queremos daqui transmitir aos familiares a nossa solidariedade ao povo gaúcho".