"Lembrar o 8 de janeiro é a melhor forma de evitar sua repetição", diz Dino
Invasão aos prédios dos Três Podres, em Brasília, completa um ano nesta segunda-feira (8)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lembrou, pelas redes sociais, os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023. Na data, que completa um ano nesta segunda-feira (8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília, em resposta ao resultado das eleições de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
“Quando soube das invasões aos prédios públicos, decidi ir imediatamente para o Ministério da Justiça a fim de evitar uma sensação de ‘vazio de poder’. O dia 8 terminou para mim às 2 da madrugada do dia 9, quando finalizamos a última reunião no Ministério da Justiça”, contou Dino. “Lembrar o 8 de janeiro é a melhor forma de evitar sua repetição”, completou.
As ações do 8 de janeiro resultaram em um prejuízo de mais de R$ 20 milhões aos prédios dos Três Poderes. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi um dos principais alvos de vandalismo, com impacto que passa dos R$ 12 milhões. Entre as ações de recuperação estiveram a troca de carpetes, cortinas e vidros. 951 objetos foram furtados ou destruídos.
Com mais de 2 mil prisões, os participantes dos atos foram levados para a Academia Nacional de Polícia para início dos procedimentos legais. Foram instaurados 1,3 mil processos penais, dos quais 30 pessoas já foram condenadas. As penas chegam a 17 anos de prisão e atingiram os executores e os financiadores da tentativa de golpe de Estado.
+ Brasília e outras 11 capitais terão atos para marcar primeiro ano dos ataques golpistas de 8/1
Hoje, as autoridades participam de uma cerimônia no Congresso Nacional para lembrar um ano dos ataques. O ato, chamado de “Democracia Inabalada”, contará com a participação de presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). A partir das 14h, o SBT News exibirá uma cobertura especial sobre o evento.