Publicidade
Governo

Governo federal antecipa Bolsa Família para afetados pela seca no Amazonas

Moradores receberão recurso no primeiro dia de pagamento previsto no calendário do benefício

Imagem da noticia Governo federal antecipa Bolsa Família para afetados pela seca no Amazonas
Bolsa família | Divulgação/Governo Federal
Publicidade

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou, na terça-feira (10), que os afetados pela seca severa no Amazonas terão o pagamento do Bolsa Família de setembro antecipado. A medida, segundo ele, faz parte de um pacote de ações para amenizar a situação causada pela estiagem.

“O presidente Lula autorizou e nós vamos antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro. São R$ 494 milhões a serem pagos a 656 mil famílias”, disse Dias.

A quebra do calendário escalonado permite que os beneficiários dos municípios afetados utilizem o recurso no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Isso significa que todos os beneficiários poderão sacar o dinheiro já na próxima terça-feira (17).

Além do pagamento do Bolsa Família, Dias informou que a pasta está trabalhando para viabilizar o acesso à água aos mais de 340 mil afetados pelas secas nos rios. O plano é conseguir a liberação de cisternas para regiões com famílias mais isoladas e distribuir purificadores de água portáteis nas comunidades.

+ Lula quer concluir BR-319 para ligar Manaus e Porto Velho: ‘não podemos deixar duas capitais isoladas’

A atual temporada de incêndios no Brasil ocorre em um cenário de uma das piores estiagens na Amazônia desde meados de 2023. A região enfrenta condições climáticas extremas, o que aumenta a probabilidade e intensidade dos incêndios. Já são 330 mil impactados pela situação de emergência nos municípios da Amazônia Legal.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade