Governo federal antecipa Bolsa Família para afetados pela seca no Amazonas
Moradores receberão recurso no primeiro dia de pagamento previsto no calendário do benefício
Camila Stucaluc
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou, na terça-feira (10), que os afetados pela seca severa no Amazonas terão o pagamento do Bolsa Família de setembro antecipado. A medida, segundo ele, faz parte de um pacote de ações para amenizar a situação causada pela estiagem.
“O presidente Lula autorizou e nós vamos antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro. São R$ 494 milhões a serem pagos a 656 mil famílias”, disse Dias.
A quebra do calendário escalonado permite que os beneficiários dos municípios afetados utilizem o recurso no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Isso significa que todos os beneficiários poderão sacar o dinheiro já na próxima terça-feira (17).
Além do pagamento do Bolsa Família, Dias informou que a pasta está trabalhando para viabilizar o acesso à água aos mais de 340 mil afetados pelas secas nos rios. O plano é conseguir a liberação de cisternas para regiões com famílias mais isoladas e distribuir purificadores de água portáteis nas comunidades.
A atual temporada de incêndios no Brasil ocorre em um cenário de uma das piores estiagens na Amazônia desde meados de 2023. A região enfrenta condições climáticas extremas, o que aumenta a probabilidade e intensidade dos incêndios. Já são 330 mil impactados pela situação de emergência nos municípios da Amazônia Legal.