Quase 76% dos incêndios da América do Sul estão no Brasil, segundo Inpe
Só nos primeiros dez dias de setembro foram registrados 37.492 focos de queimadas
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 75,9% dos incêndios registrados em toda América do Sul estão concentrados no Brasil. Entre esta segunda e terça-feira (10), o número de focos no Cerrado ultrapassou a Amazônia, alcançando 2.489 focos.
+ Ibama reforça atuação na fronteira com a Bolívia para combater focos de incêndios
Ao todo no Brasil, nas últimas 24 horas, o país registrou 5.132 focos de incêndio. Nos primeiros dez dias de setembro foram 37.492 focos registrados, o dobro do mesmo período de 2023 quando haviam sido 15.613, segundo o Programa Queimadas, do Inpe.
+ Incêndio na Chapada dos Veadeiros, que já dura quatro dias, queima mais de 10 mil hectares
Duas importantes unidades de conservação já foram atingidas no Cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, que teve pontos turísticos interditados, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que teve cerca de 10 mil hectares atingidos pelos incêndios.
+ Floresta Nacional de Brasília convoca voluntários para restaurar fauna e fona após queimadas
O Pantanal e municípios de São Paulo também passam por situação crítica, além do Distrito Federal, que após cinco dias intensos de queimadas na Floresta Nacional de Brasília teve 45,85% dos 5,6 mil hectares da área ambiental devastados.