Incêndio na Chapada dos Veadeiros, que já dura quatro dias, queima mais de 10 mil hectares
Mais de 50 brigadistas do Ibama, ICMBio, além de bombeiros e voluntários, atuam no combate às chamas
No quarto dia consecutivo de incêndio na Chapada dos Veadeiros, mais de 50 brigadistas atuam no combate às chamas que já queimaram mais de 10 mil hectares, de acordo com estimativa do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O incêndio começou na última quinta-feira (5) nas proximidades do Paralelo 14, no município de Alto Paraíso de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a equipe caminhou por cerca de três quilômetros em uma área de difícil acesso até alcançar o fogo, que consumia vegetação nativa de cerrado em um terreno com muitas serras e pedras.
+ Pantanal sofre com estiagem severa e risco de desaparecimento de áreas alagadas
No momento, 20 brigadistas do ICMBio e 25 do Prevfogo do Ibama estão no combate nos flancos, enquanto cinco bombeiros e dois voluntários da rede Contra Fogo estão atuando em um fogo de turfa na rodovia. Desde quinta, o combate tem acontecido 24 horas por dia. Duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que ajudam nos trabalhos.
Segundo o Parque Nacional, ainda não há informações sobre a causa do início das chamas. A área turística do parque não foi afetada e as visitações seguem acontecendo normalmente.