Ibama reforça atuação na fronteira com a Bolívia para combater focos de incêndios
Missão humanitária, realizada em parceria com as autoridades bolivianas, identificou focos que poderiam atingir o pantanal brasileiro
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), junto com autoridades bolivianas, está realizando missão humanitária na fronteira entre os dois países para combater focos de incêndios que potencialmente avançariam até o pantanal brasileiro.
O combate vai realizar sobrevoos nas áreas para colher informações para análise via satélite a fim de identificar focos de incêndio ao longo da fronteira entre os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. A operação começou no dia 5 de setembro, quando queimadas foram identificadas na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz, na Bolívia. A missão será integrada por 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), e por 25 efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Além de contribuir para combater os incêndios no lado boliviano da fronteira, a missão conjunta terá caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro.
O comando da missão atuará em estreita coordenação com o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Dos 112 incêndios registrados nas últimas semanas na região do Pantanal, 18 estão ativos, 23 estão controlados pela força-tarefa liderada e 71 já foram extintos.