Publicidade
Governo

Lula diz que mundo precisa cumprir acordos climáticos ou estará "brincando de enganar o planeta"

A declaração do presidente brasileiro foi feita após reunião em Berlim com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; Lula também disse que guerras e fome no mundo é fruto da "irracionalidade do ser humano"

Imagem da noticia Lula diz que mundo precisa cumprir acordos climáticos ou estará "brincando de enganar o planeta"
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o mundo precisa cumprir os acordos climáticos feitos na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28) realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no último final de semana. Ele está em Berlim, Alemanha, para reunião com o Chanceler Olaf Scholz, onde assinaram uma Declaração Conjunta de Intenções. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o chefe do Executivo brasileiro, os acordos feitos em Quioto (1997) e Paris (2015) não foram arcados pelas grandes potências mundiais. Lula vem defendendo que grandes e antigas nações enriqueceram causando poluição ao planeta ao longo de séculos, e por isso, devem arcar com a maioria dos custos na adoção de medidas necessárias ao combate às mudanças climáticas.

"Por isso, na presidência do G20 (assumida pelo Brasil em 1º de dezembro) vamos rediscutir a governança global para que a gente possa tomar decisão, sobretudo na questão ambiental, para que as decisões sejam postas em prática, para não ocorrer o que aconteceu no protocolo de Quioto e de Paris, que até hoje não foram assumidos", disse Lula. "Espero que as decisões de Dubai sejam assumidas, porque senão estamos brincando de enganar o planeta Terra. E ele está nos dizendo ?não brinquem comigo?. Já suportei muitas adversidades, e explosões, meteoros e suportei muitas intempéries, mas não posso suportar mais o desaforo e a desinteligência do ser humano em não tratar bem o habitat natural em que a gente mora", concluiu. 

Guerras e fome

O presidente Lula também falou sobre as guerras Rússia-Ucrânia e Israel-Hamas e fez críticas à ONU por não "cumprir seu papel histórico" de buscar a paz. Também afirmou que o Conselho de Segurança da ONU precisa ser reformulado, pois a "geopolítica de 2023 não é a mesma de 1945" (quando foi formado o Conselho). Segundo Lula, os conflitos armados e situações como um dado da ONU, que apontam que 735 milhões de pessoas passam fome no mundo, são causadas pela "irracionalidade do ser humano". 

"Quero dizer que tudo isso acontece porque a ONU não está cumprindo com o papel histórico para o qual ela foi criada. A ONU tem um Conselho de Segurança do qual fazem parte cinco países que deveriam zelar para manter a paz no mundo, mas entre eles, estão os países que mais produzem, vendem armas e fazem guerras sem passar pelo Conselho de Segurança, mas quando alguma decisão passa por lá, eles têm poder de veto", disse Lula, que ainda mencionou o veto dos americanos a um projeto de resolução do Brasil para um cessar-fogo na guerra no Oriente Médio. 

Leia também: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade