Lula é avisado de apagão a caminho de posse de presidente do Paraguai
Ministro de Minas e Energia passou a cerimônia ao telefone, coordenando ações
Débora Bergamasco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi avisado sobre o apagão energético que atingiu o Brasil nesta manhã quando estava dentro do carro, a caminho da cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. O evento ocorreu na capital, Assunção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que está na comitiva presidencial foi quem avisou o presidente. Silveira passou toda a cerimônia grudado ao telefone, coordenando as ações para tentar restabelecer a energia em 25 estados e no Distrito Federal. De Assunção, o ministro determinou a criação de um gabinete de crise, com representantes do Ministério de Minas e Energia, da Aneel, da Agência Nacional de Energia e ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Situação agora
"O ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente", informou o ministério de Minas e Energia.
No Distrito Federal, a Neoenergia - responsável pelo abastecimento na região - informou em nota que "foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) a restabelecer o total de cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A interrupção no fornecimento de energia, na manhã desta terça-feira (15), foi registrada em diversos estados do Brasil. No Distrito Federal, 35% das cargas foram afetadas.
A ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas foi concluído às 9h01. A. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS", finaliza.