No Pará, Lula promete concluir asfaltamento da BR-163
Presidente participou da inauguração da Infovia 01, programa que vai levar internet de banda larga para 3 milhões de pessoas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta 2ª feira (7.ago), a Infovia 01, em Santarém, no Pará. O trecho faz parte do programa Norte Conectado e vai beneficiar três milhões de pessoas com internet banda larga em 11 municípios entre o estado e Manaus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A solenidade abre a semana de trabalho de Lula no Norte do Brasil, região que recebe os Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto. Durante o seu discurso, o presidente, além de elogiar o programa, prometeu finalizar a pavimentação da rodovia BR-163 a partir de Santarém.
"Em breves palavras, eu queria dizer a vocês que é a primeira visita que faço a Santarém como presidente da República. Hoje estou aqui para dizer que foi no meu governo que a gente começou a BR-163 e vai ser agora que a gente vai concluir", afirmou Lula.
O petista também relevou que um novo programa de infraestrutura deverá ser lançado no dia 11 deste mês, no Rio de Janeiro. Segundo o mandatário, o Novo Programa de Ação de Crescimento terá como objetivo lançar obras de infraestrutura pelo país.
"Dia 11, nós vamos ao Rio de Janeiro lançar o Novo Programa de Ação de Crescimento, nós vamos lançar as obras de infraestrutura que esse país precisa, para que esse país se transforme cada vez mais em uma nação próspera, grande e produtora de riqueza para o seu povo", disse
Também participaram da inauguração da Infovia 1 o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro da Educação, Camilo Santana; além dos ministros do Turismo e das Cidades e o governador do Pará, Helder Barbalho. Todos destacaram a importância do programa para a região.
Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 vai levar conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Os recursos para o Norte Conectado somam R$ 1,3 bilhão.
Segundo o ministro Juscelino Filho, outras sete infovias devem ter as obras iniciadas até o início de 2024.
"Quando todas essas infovias estiverem concluídas, teremos 12 mil cabos óticos fluviais, serão 10 milhões de brasileiros beneficiados diretamente. Estamos aqui assegurando a população da maior região do país um dos direitos fundamentais dos tempos atuais: que é o direito a inclusão digital de brasileiros e brasileiras", afirmou.
A ministra da saúde, Nísia Trindade, destacou o fato do projeto levar internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos. Nesta 2ª, ela e o presidente Lula visitaram o Hospital Escola Abaré, no Rio Tapajós, em Santarém, que terá saúde digital, ação que faz parte da ampliação do acesso à telessaúde em dez municípios dos estados do Pará e Amazonas, anunciado pela pasta.
"Nós vamos, através da integração da educação com a saúde e com as comunicações, estar levando saúde à população ribeirinha e à população indígena, com qualidade, então é o lema do SUS 'a saúde para todos', mas uma saúde com qualidade", celebrou.