Publicidade
Governo

Ao vivo: Rui Costa assume como ministro-chefe da Casa Civil

Ex-governador da Bahia, foi um dos primeiros nomes anunciados por Lula

Imagem da noticia Ao vivo: Rui Costa assume como ministro-chefe da Casa Civil
RUI_COSTA
• Atualizado em
Publicidade

O ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), toma posse como ministro-chefe da Casa Civil do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas eleições de 2022, ele cogitou concorrer ao Senado Federal, mas abriu mão da candidatura para atuar na campanha do então candidato à presidência Lula, sendo considerado um dos nomes mais fortes entre os aliados do petista.

Biografia

Economista, foi governador do estado da Bahia entre 2014 e reeleito no primeiro turno em 2018, ficando na função até o final de 2022. Sua vida política começou na década de 1980, quando participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, ao lado do então governador
Jaques Wagner.

Disputou seu primeiro cargo público quando concorreu a vereador de Salvador, em 2000, ficando como suplente. Novamente disputou uma cadeira como vereador em 2004, conseguindo se eleger naquele ano.

Assumiu por um breve período a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia em 2007, interrompendo suas atividades a convite de Jacques Wagner, ficando até 2010 no cargo. Foi eleito deputado federal em 2010, ocupando posições nas comissões permanentes de Defesa do Consumidor e Finanças e Tributação como membro titular. Também fez parte da comissão especial de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Licenciou-se da Câmara entre 2012 e 2014 para assumir como Secretário da Casa Civil da Bahia, ainda durante o governo de Jacques Wagner. Retornou à Câmara para terminar o mandato como deputado em 2014. Foi eleito governador do estado da Bahia em 2015, permanecendo no cargo até o final de 2022, ao aceitar o convite de Lula (PT) para se tornar Ministro. Durante toda sua trajetória pública, sempre manteve o Partido dos Trabalhadores como sua única legenda.

* Biografia fornecida pelo gabinete de transição do governo Lula, elaborada por FSB

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade