Justificativa de ausência nas Eleições 2024: prazo termina nesta quinta-feira (5)
Procedimento pode ser feito de quatro maneiras, inclusive, pelo aplicativo e-Título
SBT News
05/12/2024, 13:28 • Atualizado em 05/12/2024, 13:28
compartilhar
Eleições 2024 | Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil
Eleitoras e eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, realizado em 6 de outubro, têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. O procedimento pode ser feito de quatro maneiras:
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Em qualquer uma das opções, é obrigatório apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Caso o juiz eleitoral aceite a justificativa, o registro será incluído no histórico do título eleitoral. Se a justificativa for recusada, a pessoa precisará pagar uma multa para regularizar a situação.
Quem estava fora do Brasil no dia da votação tem até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso o retorno ocorra depois do prazo estipulado no calendário eleitoral.
A justificativa é obrigatória para eleitoras e eleitores com voto obrigatório, ou seja, pessoas entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas têm voto facultativo e não precisam justificar a ausência.
Quem não justificar a ausência no prazo estabelecido estará sujeito ao pagamento de multa e ficará sem quitação eleitoral. Essa situação pode gerar uma série de impedimentos, como:
Obtenção de passaporte ou carteira de identidade;
Inscrição em concursos públicos;
Posse em cargos públicos;
Recebimento de remuneração por função pública;
Matrícula em instituições de ensino oficiais.
Evite transtornos: regularize sua situação eleitoral nos prazos indicados.
Justificativa de ausência nas Eleições 2024: prazo termina nesta quinta-feira (5)Procedimento pode ser feito de quatro maneiras, inclusive, pelo aplicativo e-TítuloEleições2024-12-05T13:28:43.887ZEleitoras e eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, realizado em 6 de outubro, têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. O procedimento pode ser feito de quatro maneiras: Em qualquer uma das opções, é obrigatório apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Caso o juiz eleitoral aceite a justificativa, o registro será incluído no histórico do título eleitoral. Se a justificativa for recusada, a pessoa precisará pagar uma multa para regularizar a situação. Quem estava fora do Brasil no dia da votação tem até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso o retorno ocorra depois do prazo estipulado no calendário eleitoral. Quem deve justificar? A justificativa é obrigatória para eleitoras e eleitores com voto obrigatório, ou seja, pessoas entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas têm voto facultativo e não precisam justificar a ausência. Quem não justificar a ausência no prazo estabelecido estará sujeito ao pagamento de multa e ficará sem quitação eleitoral. Essa situação pode gerar uma série de impedimentos, como: São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/eleicoes/justificativa-de-ausencia-nas-eleicoes-2024-prazo-termina-nesta-quinta-feira-5