Publicidade
Eleições

Eleitores de Belo Horizonte decidem manter bandeira do município; veja resultados de consultas públicas

Em São Luís (MA) passe livre estudantil foi aprovado com 89,9% de votos; duas cidades aprovaram mudança de nome

Imagem da noticia Eleitores de Belo Horizonte decidem manter bandeira do município; veja resultados de consultas públicas
Atual bandeira de Belo Horizonte inclui brasão do município em fundo branco | Reprodução/Prefeitura BH
Publicidade

Durante o primeiro turno das eleições municipais, os eleitores de cinco municípios do país também foram às urnas neste domingo (6), para participar de consultas públicas sobre diferentes temas. A votação extra aconteceu em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR).

+ Prefeitos empatados? Candidatos têm o mesmo número de votos em cidade do interior de MG

Em Belo Horizonte, os eleitores mineiros avaliaram a troca da bandeira oficial do município. Nas urnas, a mudança foi rejeitava por 84,3% dos votos. A opção "NÃO" recebeu quase 1 milhão de votos. Com isso, o projeto que foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura deve ser arquivado.

Bandeira colocada em votação e rejeitada por eleitores em Belo Horizonte (MG)
Bandeira colocada em votação e rejeitada por eleitores em Belo Horizonte (MG)

Na capital do Maranhão, em São Luís, os eleitores deveriam se manifestar sobre a implementação do passe livre estudantil no transporte público. A gratuidade atingiria a todos os estudantes, da rede municipal, estadual e federal. Com 89,9% dos votos, mais de 520 mil, a proposta foi aprovada pela população.

Neste domingo (6), duas cidades tiveram a mudança de nome oficial aprovada pela população que foi às urnas. Em Governador Edison Lobão (MA), 83,8% dos votos, aprovaram a alteração do nome para Ribeirãozinho do Maranhão.

O mesmo vale para o município de São Luiz (RR) que passará a se chamar São Luiz do Anauá. A aprovação ocorreu por 83,4% dos votos.

Na cidade de Dois Lajeados (RS), a consulta pública tratava da construção do novo centro administrativo do município, que seria implementado na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo. Os eleitores rejeitaram a ideia com cerca de 81% dos votos.

+ Thammy, Frota e Cabeção: veja os famosos eleitos e não eleitos nas eleições de 2024

Há uma diferença no tipo de consulta pública feita à população. Em São Luís (MA) e nas cidades de Governador Edison Lobão (MA), São Luiz (RR) e Dois Lajeados (RS), a votação é chamada de plebiscito. Isso ocorre quando a população é consultada sobre um tema, antes da implementação de uma lei sobre o assunto, que ainda deve ser tramitado.

Em Belo Horizonte (MG) ocorreu um referendo. Neste caso, o eleitorado pode confirmar ou rejeitar uma lei aprovada pelo Legislativo.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade