Publicidade
Eleições

Eleições municipais 2024: Boa Esperança do Norte (MT) elegerá prefeito e vereadores pela primeira vez

Município foi autorizado a se desmembrar de Nova Ubiratã e Sorriso no último ano pelo STF

Imagem da noticia Eleições municipais 2024: Boa Esperança do Norte (MT) elegerá prefeito e vereadores pela primeira vez
As eleições municipais de 2024 ocorrem no dia 6 de outubro (primeiro turno) | Roberto Jayme/TSE
Publicidade

As eleições municipais de 2024 serão novidade para 4.244 eleitores de Boa Esperança do Norte, no Mato Grosso. A 5.570ª cidade brasileira elegerá prefeito e vereadores — serão nove — pela primeira vez.

+ RS tem 43 cidades onde candidato só precisa votar em si próprio para ganhar

Com cerca de 7 mil habitantes, o município, a 360 km da capital de MT, Cuiabá, foi autorizado a se desmembrar de Nova Ubiratã e Sorriso no último ano, em 16 de outubro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-se assim a mais jovem cidade no pleito de 2024.

Os matogrossenses têm duas opções como candidatos a prefeito: Cleber Francio (MDB), nascido na capital do estado, e Demétrio Cavlak (DC), de Lucélia, no interior de São Paulo.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo tem como principal doador Carlos Ubiratan Garms, conselheiro de Administração da Copersucar (cooperativa de Cana de Açúcar), presidente do conselho da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) e membro-fundador dos Conselhos de Administração da Abiogás (Associação Brasileira de Biogás) e do MBCB (Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil).

+ Eleições municipais 2024: eleitor digitará primeiro o voto para vereador; entenda funções do cargo

Por que isso é importante?: o estado vem expandindo sua produção de cana. Todavia, Francio tem uma frente mais ampla de apoio e conta com PSB, União Brasil e PL como coligados. Já Demétrio, apenas com o Republicanos.

Além disso, as urnas em Boa Esperança do Norte contarão com 49 possibilidades de vereador. Na disputa pela Assembleia Municipal, DC, MDB e União lideram em nomes lançados, com 10 concorrentes cada.

Já o PT, por meio da Federação Brasil da Esperança (a mesma que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contando com apoio do PCdoB e PV), têm apenas três. O PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem seis, empatado com o PSB, e o Republicanos tem quatro candidatos.

Segundo turno possível em mais de 100 cidades

Também pela primeira vez, mais de 100 municípios poderão ter segundo turno. Apesar da novidade, o pleito em Boa Esperança do Norte não poderá ter segundo turno.

+ Trecho de projeto que muda regra de inelegibilidade pode gerar impunidade, avalia ex-ministro do TSE

Isso se deve a uma regra da legislação eleitoral: para que cidade tenha uma segunda etapa de votação, precisa ter mínimo de 200 mil eleitores cadastrados. São apenas 104 municípios no país com esta marca, segundo dados do TSE.

A lista inclui: todas as 26 capitais estaduais, outras três cidades na Bahia, Caucaia (CE), três em Espírito Santo, duas em Goiás, Imperatriz (MA), sete em Minas Gerais, três no Pará, Campina Grande (PB), cinco em Pernambuco, seis no Paraná, dez no Rio de Janeiro, quatro no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e 29 em São Paulo.

Confira lista:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade