Eleição em SP: Nunes tem 52,3% e Boulos 39,2% das intenções de voto, mostra Paraná Pesquisas
Esse é o primeiro levantamento após o apagão que atingiu milhares de imóveis na capital paulista desde sexta-feira (11); 2º turno acontece no dia 27 de outubro
O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, segue liderando a disputa pela Prefeitura de São Paulo contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), no segundo turno das Eleições Municipais de 2024, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (16).
A pesquisa mostra Nunes com 52,3% das intenções de voto, enquanto Boulos tem 39,2%. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais. O emedebista oscilou negativamente 0,5 p.p em comparação com o último levantamento do instituto, divulgado na quinta-feira (10). Boulos oscilou 0,2 p.p para cima.
Brancos, nulos ou indecisos são 5,2%. Não sabem ou não responderam são 3,3%.
A pesquisa foi realizada de 12 a 15 de outubro e, por isso, já é capaz de mostrar o humor do paulistano após o apagão que deixou mais de 2,1 milhões de imóveis da capital e da região metropolitana sem energia elétrica na última sexta-feira (11), quando o estado foi atingido por uma forte tempestade. Na tarde de terça-feira (15), mais de 90h após o temporal, 147 mil moradores da capital paulista ainda estavam no escuro.
+ Nunes e Boulos trocam acusações sobre apagão em SP
O apagão tem sido explorado por Boulos nas redes sociais e na propaganda eleitoral no rádio e na TV. Na segunda-feira (14), no primeiro debate televisionado – realizado pela Band –, ele foi o tema central do confronto entre os dois candidatos à prefeitura de São Paulo, com Boulos responsabilizando Nunes pela falta de ações preventivas. Já o atual prefeito culpa o governo federal e o presidente Lula, aliado do psolista, pelo contrato com a Enel, empresa responsável pela energia elétrica na região metropolitana de São Paulo.
Rejeição
O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores sobre a rejeição aos dois candidatos. Boulos tem o maior índice, com 48,8% dos entrevistados dizendo que "não votaria nele de jeito nenhum". Nunes é rejeitado por 36,1%. Veja:
1.500 eleitores foram entrevistados pela Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE como SP-06311/2024.