Publicidade
Eleições

Cármen Lúcia diz que votação acontece de forma tranquila no país: "Dentro da normalidade"

Presidente do TSE informou que 0,3% das urnas foram substituídas até o momento; ministra falará novamente às 20h deste domingo (6)

Imagem da noticia Cármen Lúcia diz que votação acontece de forma tranquila no país: "Dentro da normalidade"
Cármen Lúcia, presidente do TSE, fala à imprensa em Brasília (DF) | Reprodução
Publicidade

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse que a votação pelo país tem acontecido "dentro da normalidade" até o momento. Primeiro turno das eleições municipais será encerrado às 17h deste domingo (6), no horário de Brasília.

+ e-Título: eleitores reclamam de instabilidade; TSE fala em "fila virtual" por "grande número de acessos"

Segundo Cármen Lúcia, as providências adotadas previamente, principalmente em relação à segurança, tiveram a eficácia comprovada. Ela também informou que há um número bem significativo de presença dos eleitores nos locais de votação e que precisaram ser substituídas 1.963 (0,37%) urnas no país, o que é considerado normal, na avaliação da ministra.

"Aquilo que a gente temia que podia ter alguma dificuldade, especialmente no Norte, pela ausência de estradas, não se demonstra. Até aqui conseguimos que os eleitores estejam chegando regularmente", disse.

Balanço

Segundo a ministra, poucas ocorrências policiais foram recebidas até o momento. De acordo com dados divulgados pelo TSE, até as 13h, foram 274 ocorrências gerais, 68 eleitores presos em flagrante, 21 candidatos conduzidos às delegacias e cinco presos.

O e-Título recebeu 2.055.901 justificativas. O aplicativo que teve momentos de instabilidade relados pelos eleitores no início da votação nesta manhã, segundo o boletim do tribunal teve pico de 7.600 requisições por segundo às 08h02, depois disso registrou 2.300 novas requisições a cada segundo, voltando à normalidade.

+ Eleições 2024: Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, vota em Belo Horizonte

A ministra visitou o Centro de Divulgação das Eleições (CDE), na sede do TSE, em Brasília, nesta tarde e falou com jornalistas. Questionada sobre o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, Cármen disse que é juíza do país e não comenta sobre nenhum candidato.

Mais tarde, às 20h, a presidente do TSE participa de entrevista coletiva trazendo balanço do primeiro turno das eleições municipais no Brasil.

Cármen Lúcia votou na manhã deste domingo (6), em Belo Horizonte (MG). A ministra chegou antes das 8h e pegou fila para entrar no Colégio Santo Agostinho, na região centro-sul da capital mineira.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade