Levantamento aponta que 4 em cada 10 consumidores estão inadimplentes no Brasil
País bate recorde histórico com 73,5 milhões de pessoas negativadas
SBT Brasil
Em todo o país, o número de consumidores inadimplentes aumentou 10,17% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2024. Já são 73,5 milhões de pessoas negativadas. Isso significa que 44% da população adulta está com algum tipo de conta no vermelho, um recorde histórico.
Segundo o economista do SPC Brasil, João Paulo Travasso, o cenário econômico do ano passado contribuiu para o aumento da inadimplência.
"Muito por conta do ano atribulado que a gente teve no ano passado, a gente teve ali, principalmente na metade do ano, um aumento muito expressivo da inflação, o que acaba comprometendo a renda do brasileiro. No final das contas, vai acarretar inadimplência. A gente tem juros muito elevados também, que, por conta dessa inflação, o Banco Central foi obrigado a elevar para combater a inflação, e isso acaba encarecendo o custo do crédito", explica.
Dados da CNDL e do SPC Brasil por região mostram que o Sul apresentou a alta mais expressiva no número de inadimplentes na comparação anual, com crescimento de 10,86%, seguido pelo Norte (10,24%), Nordeste (9,13%), Sudeste (8,22%) e Centro‐Oeste (8,07%).
Em números absolutos, o Sudeste concentra o maior número de endividados, com 31,62 milhões de consumidores.
O levantamento aponta ainda que três em cada 10 consumidores têm dívidas no valor de até R$ 500. As pessoas mais endividadas estão na faixa etária de 30 a 39 anos. As mulheres são maioria entre os inadimplentes, com 51,26%.
João Paulo Travasso destaca que a inadimplência também influencia o cenário de juros no país.
"A inadimplência acaba sendo um agravante para o cenário de juros atual. Se por um lado o Banco Central controla a inflação, os bancos, na ponta do crédito, acabam controlando os seus próprios juros. A roda da economia trava porque falta óleo nas dimensões dessa roda. Uma coisa acaba acarretando a outra, vira uma bola de neve", afirma.









