Economia

Ibovespa ultrapassa os 170 mil pontos pela primeira vez na história

Mercado repercute falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Davos

Imagem da noticia Ibovespa ultrapassa os 170 mil pontos pela primeira vez na história
Ibovespa: bolsa sobe mais de 2% | Foto: Germano Lüders/Exame
• Atualizado em

O Ibovespa opera o pregão desta quarta-feira(21) em forte alta de mais de 2% e marcou um novo recorde intradiário ao ultrapassar os 170 mil pontos pela primeira vez na história.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O clima de aversão a ativos americanos diminuiu hoje após o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no terceiro dia do Fórum de Davos, na Suíça. Trump não abandonou a ideia de anexar

As bolsas em Nova York operam em alta, após virem em baixa no pré-mercado, impulsionadas pelo otimismo de momento com as falas de Trump. Dow Jones subia 0,72%, enquanto S&P 500 e Nasdaq avançavam 0,66% e 0,82%, respectivamente.

Já o dólar opera em queda de mais de 1%.

O que Trump disse em Davos?

Trump disse que não deseja usar a força para tomar a Groenlândia da Dinamarca. Ele defendeu que a incorporação da ilha — que, segundo ele, estava “disponível desde que foi descoberta” — é um imperativo estratégico para Washington.

“As pessoas pensaram que eu usaria a força. Eu não preciso usar a força. Eu não quero usar a força. Eu não vou usar a força. Tudo o que os Estados Unidos estão pedindo é um lugar chamado Groenlândia”, declarou.

Segundo o presidente, “só os Estados Unidos podem proteger este... pedaço gigante de gelo, desenvolvê-lo e melhorá-lo”.

Em seguida, Trump criticou a Dinamarca, acusando o país de ser “ingrato” pelos esforços americanos em defender a Groenlândia durante a Segunda Guerra Mundial.

“Depois da guerra, devolvemos a Groenlândia à Dinamarca. Que estupidez a nossa, mas fizemos isso, devolvemos o território. E agora, como são ingratos!”, afirmou.

Trump disse ainda que busca “negociações imediatas” para a compra da Groenlândia pelos EUA, “assim como adquirimos muitos outros territórios ao longo de nossa história”.

O presidente americano acrescentou que a ilha está firmemente localizada na América do Norte e que uma eventual aquisição pelos Estados Unidos não deve ser vista como uma ameaça à OTAN. “Isso aumentaria consideravelmente a segurança de toda a aliança”, disse.

Por que a bolsa sobe tanto?

Para analistas, não há um fator específico que explique a renovação das máximas do Ibovespa.

"Não é que o cenário geopolítico ficou tranquilo, não é que Trump desistiu da Groenlândia ou chegou a um acordo com a China, é mais do mesmo”, afirma Enrico Cozzolino, CEO da CZZ Capital.

Ele ressalta, porém, que os ativos locais seguem descontados. O múltiplo do Ibovespa permanece abaixo da média histórica, o que aumenta a atratividade do mercado brasileiro pelo potencial de valorização. Além disso, a expectativa de cortes na taxa de juros ajuda a sustentar o apetite por risco.

“O ano começou quente, os investidores estão comprando Brasil, blue chips, olhando o desconto de tela”, acrescenta Cozzolino.

As blue chips, inclusive, lideram os ganhos do dia. Vale (VALE3) subia 2,24%, enquanto Itaú (ITUB4) avançava 2,66% e Petrobras (PETR4) tinha alta de 3,22%.

Assuntos relacionados

Ibovespa
Bolsa de Valores

Últimas Notícias