Publicidade
Economia

Confiança da indústria atinge menor nível desde a pandemia, aponta CNI

Com o resultado, o ICEI permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo quarto mês consecutivo, o que indica um cenário de falta de confiança no setor

Imagem da noticia Confiança da indústria atinge menor nível desde a pandemia, aponta CNI
Confiança da indústria atinge menor nível desde a pandemia, aponta CNI | Distribuição/CNI/José Paulo Lacerda
Publicidade

A confiança dos empresários industriais brasileiros voltou a cair em abril e atingiu o pior nível em quase cinco anos, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,2 ponto, passando de 49,2 em março para 48 pontos em abril. Essa é a menor marca registrada desde julho de 2020, quando o setor enfrentava os impactos mais severos da pandemia de covid-19.

Com o resultado, o ICEI permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo quarto mês consecutivo, o que indica um cenário de falta de confiança no setor. Desde outubro de 2024, o índice caiu em cinco dos sete últimos meses, acumulando uma queda de 5,2 pontos no período.

Segundo a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Claudia Perdigão, o pessimismo reflete a desaceleração da economia, a desvalorização do real e a manutenção de juros elevados.

"Em um primeiro momento, precisa haver uma descompressão da política monetária, porque os juros altos pesam sobre a economia. Também é importante aguardar a estabilização do cenário internacional, que está mais conturbado. São temores que afetam a capacidade do industrial investir", avalia.

Queda generalizada nos componentes do ICEI

A deterioração foi observada em todos os componentes do índice. O Índice de Condições Atuais caiu de 44 para 42,7 pontos, puxado pela piora na percepção dos empresários sobre a economia brasileira (de 36,6 para 34,8 pontos) e sobre a situação das próprias empresas (de 47,6 para 46,6 pontos).

Já o Índice de Expectativas, que projeta os próximos seis meses, recuou de 51,8 para 50,7 pontos. Apesar de ainda indicar algum otimismo, o resultado mostra que as expectativas positivas estão mais moderadas. A confiança na economia futura caiu de 43 para 41,1 pontos, enquanto a projeção sobre o desempenho das empresas recuou de 56,2 para 55,5 pontos.

A pesquisa ouviu 1.190 empresas industriais entre os dias 1º e 7 de abril de 2025, incluindo companhias de pequeno, médio e grande porte. A média histórica do ICEI é de 53,8 pontos, bem acima do registrado atualmente.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade