Publicidade
Economia

Confiança da indústria cai em 19 setores, aponta CNI

Regiões Sul e Nordeste foram as que registraram queda no mês de março

Imagem da noticia Confiança da indústria cai em 19 setores, aponta CNI
Foto: Divulgação/CNI
Publicidade

De acordo com o último levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta segunda-feira (31), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial caiu em 19 e aumentou em 10 setores, de um total de 29 setores, em março deste ano.

Cinco segmentos da indústria (veículos automotores, impressão e reprodução, calçados e suas partes, couros e artefatos de couro e biocombustíveis) saíram de um estado de confiança para de falta de confiança.

+ Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no litro do diesel nas distribuidoras a partir de terça (1º)

Em dez setores o ICEI subiu, e três deles (equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos; máquinas e materiais elétricos; e obras de infraestrutura) passaram de um estado de falta de confiança para um estado de confiança.

Foram consultadas 1.764 empresas, sendo 699 de pequeno porte; 654 de médio; e 411 de grande porte, entre 6 e 17 de março.

+ ICMS sobre compras internacionais sobe para 20% em 10 estados

Entre empresários de indústrias de pequeno porte, o pessimismo aumentou. O índice de confiança caiu 1 ponto, passando de 47,5 pontos para 46,5 pontos. Já entre os empresários das indústrias médias, o índice permaneceu em 48,7 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos; e nas grandes, o indicador ficou estável, com uma pequena queda de 0,2 ponto, ficando em 50,3 pontos.

Já no recorte por região geográfica, a confiança da indústria caiu no Sul (- 1,3 ponto) e no Nordeste (- 1,2 ponto); se manteve no Sudeste e aumentou nas regiões Norte (+ 2,3 pontos) e Centro-Oeste (+ 0,9 ponto).

Publicidade

Assuntos relacionados

Indústria
Brasil
Economia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade