Fraudes contra pessoas físicas e empresas caem 11% em setembro
Serasa Experian: a metade dos ataques foi contra bancos e cartões; maioria das vítimas tem de 36 a 50 anos
O número de tentativas de fraudes contra pessoas físicas e empresas caiu 11,4% em setembro de 2023, na comparação com o mês anterior . O levantamento é da Serasa Experian, e foi divulgado nesta 2ª(04.dez). O Indicador de Tentativas de Fraude revela que foram 818.555 tentativas de aplicação de golpes. Uma a cada 3,2 segundos. Agosto tinha registrado 924.017 tentativas.
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Se tivessem êxito, as fraudes teriam causado prejuízos financeiros estimados em R$ 4,5 bilhões às empresas e aos consumidores. Os crimes foram evitados graças às ferramentas de autenticação de identidades e prevenções a fraudes, diz a Serasa Experian. "É necessário que os brasileiros estejam atentos todos os dias aos golpes que, na maioria das vezes, envolvem roubo de identidade e vazamento de dados. Por isso, é importante não preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links avulsos em e-mails e mensagens de texto e, ainda, não emprestar suas contas e documentos a ninguém", afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Alvos
De cada 10 investidas criminosas, a metade foi dirigida ao setor de "Bancos e Cartões" (50,5)% seguido por "Serviços" (28,2%). "Telefonia" foi a área que menos registrou tentativas. Veja o detalhamento por segmentos:
Os criminosos buscaram fraudar mais os consumidores que têm entre 36 e 50 anos (35,8%). Veja o ranking.
O Fraudômetro da Serasa Experian (fraudometro.com.br) acompanha as tentativas de fraudes em tempo real. Entram no campo de observação da ferramenta a a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Desde o início do ano, a estimativa é de que já tenham ocorrido mais de 8,6 milhões de tentativas de fraudes no país.
São Paulo foi a unidade federativa com maior número de tentativas de fraudes: 236.222. O Rio de Janeiro veio em segundo lugar, com 78.303 casos.
Todos os estados tiveram queda nos números de golpes frustrados. A maior baixa foi no Rio Grande do Sul, que passou de 57.678 ocorrências para 51.602. Quando apurado o número de tentativas proporcionalmente a um grupo de um milhão de habitantes, o Distrito Federal liderou o ranking (6.240) e o Maranhão teve o menor número neste recorte (1.661).
Como evitar
As dicas dos especialistas ajudam pessoas e empresas a se proteger.
Consumidores:
- Documento, celular e cartões devem estar seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras.
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas
- Plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos.
- Faça a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome
- Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online
- Invista em soluções antifraude em camadas: é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
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