Zema diz que não se arrepende de críticas a Flávio Bolsonaro
Pré-candidato do Novo afirma que foi coerente ao atacar senador e admite conviver com divergências internas no partido


O pré-candidato à Presidência da República pelo Novo, Romeu Zema, afirmou nesta quarta-feira (24) que não se arrepende das críticas feitas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por causa da relação do parlamentar com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Em entrevista ao News Manhã, o ex-governador de Minas Gerais também reconheceu que suas declarações geraram desconforto dentro do campo da direita e disse que está acostumado a lidar com opiniões divergentes dentro do próprio partido.
"De forma alguma. Eu sou sempre uma pessoa coerente, não podia estar aplaudindo alguém que se envolveu com aquele que eu chamo de banqueiro bandido", declarou Zema ao ser questionado se estava arrependido do posicionamento contra Flávio Bolsonaro.
As críticas do pré-candidato ocorreram após a divulgação de áudios em que Flávio Bolsonaro aparece pedindo recursos a Daniel Vorcaro para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As declarações ampliaram a tensão entre integrantes do Novo e do PL, partidos que mantêm alianças em diferentes estados.
Questionado sobre os reflexos da polêmica na relação entre as legendas, Zema minimizou os atritos e afirmou que divergências fazem parte da política.
"Sempre há ruído, muitas vezes a campanha de alguém não caminha exatamente da forma como outro candidato quer. Eu enfrentei isso em 2018, em 2022 e vou agora conviver com algumas opiniões divergentes. Mas se até com esposa a gente diverge, o que dizer então de quem é do mesmo partido", disse.
Apesar das divergências, o ex-governador ressaltou que o Novo mantém alianças com o PL em estados como Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de apoiar a reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo. Em Minas Gerais, a legenda está alinhada ao PSD. "O Novo vai crescer, estou muito confiante", afirmou.
Zema volta a negar relação com Daniel Vorcaro
Durante a entrevista, Zema voltou a negar qualquer proximidade com Daniel Vorcaro e reforçou declarações anteriores de que nunca se encontrou com o banqueiro, apesar de ambos serem de Belo Horizonte.
"Eu nunca encontrei com ele [Daniel Vorcaro], nem como empresário nem como governador. Ele nunca pediu uma audiência comigo, porque ele sabia que eu sou o governador de Minas que mais combateu corrupção. Ele foi bater na porta do Brasil inteiro, mas na minha, que estava lá na mesma cidade dele, ele não bateu", declarou.
Ao comentar as investigações relacionadas ao caso Master, o pré-candidato afirmou ser "totalmente favorável à delação".
Corrida presidencial e polarização
Zema também falou sobre sua estratégia para a disputa presidencial de 2026. Segundo ele, a prioridade neste momento é ampliar o conhecimento de seu nome em nível nacional.
"Minha estratégia é percorrer todo o país. Tenho essa missão de me tornar conhecido no Brasil", afirmou.
Ao defender sua candidatura, Zema buscou se apresentar como alternativa ao cenário político atual.
"Se tem um candidato que é diferente, sou eu", afirmou. "O Brasil precisa de uma chacoalhada, e quem vai dar essa chacoalhada não é quem é do sistema não", acrescentou.
O pré-candidato aproveitou ainda para criticar a esquerda mineira e avaliou que o campo progressista perdeu espaço no estado. "Graças a Deus, a esquerda em Minas recuou e está, neste momento, enterrada", disse.















