Marinha americana vai gastar US$ 7,3 milhões em resgate de avião do mar
Aeronave ultrapassou a pista ao tentar pousar em base aérea do Havaí em novembro; não houve feridos
Guto Abranches
A Marinha dos Estados Unidos tem um plano de US$ 7,3 milhões para resgatar um avião militar que foi parar no mar ao tentar pousar no Havaí. O incidente aconteceu em 21 de novembro deste ano, quando a aeronave ultrapassou os limites da pista da base de fuzileiros navais da Baía de Kaneohe, na ilha de Oahu. Veja o registro divulgado no X (antigo Twitter) naquele dia.
A P-8A "Poseidon" Anti-Submarine and Surveillance Aircraft with the U.S. Navy?s Patrol Squadron Four (VP-4) out of Naval Air Station Whidbey Island in Washington, is reported to have Overshot the Runway today at Marine Corps Air Station Kaneohe Bay on the Hawaiian Island of Oahu? pic.twitter.com/smiy0Os8bw
? OSINTdefender (@sentdefender) November 21, 2023
A pista da base aérea é curta e, em condições atmosféricas desfavoráveis e com fortes rajadas de vento, o piloto provavelmente não conseguiu tocar o solo exatamente onde pretendia, dizem os técnicos da Marinha. Havia nove pessoas a bordo, que escaparam sem ferimentos nadando até a costa. O A P-8A Poseidon é um avião de patrulha e inteligência. Depois de avançar sobre as águas, o avião ficou com o trem de pouso preso a uma formação de recifes de coral.
Pelos planos dos militares, o resgate será possível usando-se cilindros infláveis para erguer o avião. Todo o combustível dos tanques do Poseidon já foi retirado, de acordo com a Marinha. O objetivo é recuperar o aparelho sem causar danos ambientais.
Leia também