Publicidade
Economia

Governadores querem congelar ICMS da gasolina por 90 dias

Proposta será avaliada nesta 5ª feira (28.out) pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda

Imagem da noticia Governadores querem congelar ICMS da gasolina por 90 dias
bomba de gasolina em posto
• Atualizado em
Publicidade

O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) se reúne nesta 5ª feira (28.out) para discutir o congelamento do ICMS dos combustíveis por 90 dias.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ideia é apresentar a proposta na próxima semana ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco junto com a Petrobras. A Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna fixo o ICMS por um ano. Os governadores não gostaram da proposta e dizem que vão perder R$ 24 bilhões.

O governador do Piauí Welligton Dias disse que a questão dos combustíveis deveria ser resolvida em definitivo de outra forma, com a capitalização do fundo de equalização do combustível, mas que o congelamento é uma alternativa emergencial."É isso que faz cair o preço da gasolina, por exemplo, para R$ 4,50 já no dia seguinte após a capitalização", afirmou. Segundo ele, a taxação da exportação do petróleo seria uma forma de financiar o fundo.

Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema se antecipou e decidiu congelar o ICMS sobre o óleo diesel. A redução foi de 6,5%. Três dias antes dessa decisão, os tanqueiros, que fazem o transporte de combustíveis, haviam paralisado esperando uma resposta estadual. Mesmo com a determinação, o governador não alterou a alíquota do imposto para a gasolina e o etanol.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade