Publicidade
Cultura

RS: Academia Brasileira de Cinema pede ao MinC medidas para setor cultural e faz alerta sobre Festival de Gramado

Organização sugere "tratamento diferenciado" a trabalhadores do audiovisual do estado e afirma que há risco de a 52ª edição do evento não ser realizada

Imagem da noticia RS: Academia Brasileira de Cinema pede ao MinC medidas para setor cultural e faz alerta sobre Festival de Gramado
Festival de Gramado 2023 (Cleiton Thiele/Agência Pressphoto)
Publicidade

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) pediu ao Ministério da Cultura (MinC) medidas para ajudar trabalhadores da cultura, sobretudo do cinema, no Rio Grande do Sul, estado afetado por chuvas e enchentes. Em nota endereçada à ministra Margareth Menezes, a organização também faz alerta sobre a 52ª edição do tradicional Festival de Gramado: "Corre risco real de não ter como ser realizado" em 2024.

+ Quando a chuva no Rio Grande do Sul vai parar? Veja previsão para os próximos dias

Entidade que reúne realizadores independentes do audiovisual, a ABCAA reforça que "a cultura e, especialmente o segmento do audiovisual, sofrerá consequências graves, que atingirão em cheio produtores, distribuidores e exibidores gaúchos".

Por isso, a organização pede que o MinC "lidere ação junto aos órgãos com ligação direta com o setor" audiovisual, citando Secretaria do Audiovisual e Agência Nacional do Cinema (Ancine), ambos ligados ao ministério, e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos maiores patrocinadores do cinema brasileiro.

+ R$ 19 bilhões serão necessários para reconstruir RS, estima Leite; veja imagens da tragédia

"Para que seja dado um tratamento diferenciado àqueles que têm prazos, empréstimos e compromissos a cumprir junto a esses agentes: uma medida justa, solidária e que poderá dar fôlego para que o estado se recupere dessa catástrofe ambiental sem precedentes e que possa resistir até a normalização do dia a dia do Rio Grande do Sul, quando sua população poderá voltar a trabalhar, ir ao cinema, ao teatro e aos shows", explica o comunicado.

O SBT News procurou o MinC para comentar o pedido da ABCAA e aguarda manifestação da pasta. O espaço segue aberto.

+ "O Agente Secreto": Wagner Moura estrela filme de Kleber Mendonça Filho ambientado na ditadura

O Festival de Gramado, segundo mais antigo do Brasil, só atrás do Festival de Brasília, está previsto para agosto, entre os dias 9 e 17. A cidade turística, na Serra Gaúcha, também enfrenta da tragédia climática que impacta o RS. Das 107 mortes registradas no estado até a manhã desta quinta-feira (9), nove ocorreram no município.

No fim da nota, assinada pela presidente da academia, Renata Almeida Magalhães, a entidade diz confiar na "sensibilidade" do MinC no sentido de encontrar "uma solução para dar algum alento aos nossos colegas gaúchos".

A ABCAA realiza, entre diversas atividades, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue anualmente desde 2002, e a pré-seleção do filme brasileiro que representa o país na corrida por uma indicação à categoria de melhor produção internacional no Oscar.

+ Festival de Cannes 2024: "Motel Destino", filme de Karim Aïnouz, concorre à Palma de Ouro; veja lista

Nessa quarta (8), a ministra Margareth Menezes esteve em uma reunião conjunta de comissões na Câmara dos Deputados e falou sobre iniciativas do MinC voltadas ao RS, mas sem especificar valores ou como vão funcionar.

"Nós, do Ministério da Cultura, já estamos com uma mobilização com ações emergenciais para o setor cultural e que também farão parte dessa grande movimentação do governo federal para socorrer os cidadãos e o setor cultural do Rio Grande do Sul", disse a ministra, que também citou pontos de coleta organizados pela pasta para receber donativos — unidades do Sistema MinC em Brasília (DF), museus vinculados e escritórios estaduais da pasta.

Menezes afirmou que o ministério está mobilizado para a recuperação do setor cultural do Rio Grande do Sul. "A maioria dos artistas, dos fazedores de cultura, são todos autônomos. Temos que dar uma atenção especial a isso", prometeu.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade