R$ 19 bilhões serão necessários para reconstruir RS, estima Leite; veja imagens da tragédia
Foram divulgadas imagens de satélite de Canoas, que está com praticamente metade de sua área urbana debaixo d'água
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), trouxe, nesta quinta-feira (09), uma estimativa inicial do valor que será necessário para reconstruir o estado após o impacto das chuvas: pelo menos R$ 19 bilhões.
+ Ao vivo: Acompanhe as últimas notícias da tragédia no Rio Grande do Sul
"São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades.", disse o governador pelo X
O município de Canoas, que fica na região metropolitana de Porto Alegre e é um dos mais afetados do Rio Grande do Sul, está com praticamente metade de sua área urbana debaixo d'água. É o que mostram as imagens de satélite divulgadas pela Metsul nesta quinta.
De acordo com a empresa de meteorologia, como parte da cidade, o setor Leste do município, está predominantemente seco, é por lá que acontece a operação da base aérea para voos de resgate e chegada da ajuda humanitária. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Canoas, segundo a prefeitura.
Previsão de chuva para os próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimou que, de quarta até domingo (12), o acumulado de chuva de 125 mm deve superar a média registrada para todo o mês de maio no estado desde 1991, de 113 mm.
No último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul foram contabilizados 107 pessoas mortes em razão das chuvas que atingem o estado. Um óbito está em investigação e outras 136 pessoas estão desaparecidas.
São 164.583 pessoas desalojadas e 67.542 em abrigos, em um total de 1.476.170 afetados em 425 cidades.
O cenário em todo o estado é desolador, com 414 das 497 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelos temporais. Imagens feitas pelo governo do estado mostram a dimensão da tragédia. Veja abaixo outras registros: