Hermeto Pascoal, lenda da música brasileira, morre aos 89 anos
Comunicado afirma que artista "fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música"

SBT News
Morreu, neste sábado (13), aos 89 anos, o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. A morte foi anunciada nas redes sociais do artista.
"Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música", diz trecho da publicação.
Nascido em Arapiraca, Hermeto foi um compositor, arranjador e multi-instrumentista que fez história e se eternizou como um dos grandes da música brasileira.
+ Brasil divulga finalistas para disputar vaga no Oscar 2026; veja lista
Além de instrumentos tradicionais como acordeão, flauta, piano, saxofone, violão e teclado, Hermeto se arriscava e fazia músicas com objetos como bules, brinquedos e animais.
"Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria", afirma a família do artista.
Nota do governo
Em nota, o Palácio do Planalto exaltou a genialidades do artista.
"A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.
Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.
Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.
Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República"









