Dino prega no deserto ao procurar senadores do PL, do Republicanos e do Novo
Estimativa, porém, é de que ministro da Justiça receba entre 50 e 55 votos de 10 partidos
Leonardo Cavalcanti
O ministro da Justiça, Flávio Dino, tem zero chance de conquistar votos entre os senadores do PL, do Republicanos e do Novo. O político e ex-juiz, no entanto, deve receber entre 50 e 55 votos de 10 partidos. É o que mostra um levantamento a que o SBT News teve acesso da Contatos Assessoria Política.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entenda o caso: a indicação de Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) será analisada pelos senadores na próxima 4ª feira (13.dez). Para ser aprovado no plenário do Senado, ele precisa de 41 votos.
Os bastidores: o político deve conquistar votos em partidos mais refratários, como o União, o PSD, o PP e o PSD (ver quadro). Mas não terá votos por exemplo de Eduardo Girão, do Novo, que tem recebido eleitores contrários à indicação e já se desentendeu publicamente com Dino. Por mais que o ministro saiba disso algumas tentativas de aproximação neste período foram feitas por aliados dele no Senado.
O que se disse: "Como a votação é secreta, os votos de Dino são expressivos para conseguir a vaga ao Supremo", afirmou André Santos, sócio-diretor da Contatos Assessoria Política.
A vaga de procurador-geral: no caso de Paulo Gonet, indicado por Lula à PGR, a expectativa é a de que ele obtenha 60 votos com facilidade.
Leia também: