"Ainda Estou Aqui" supera 1 milhão de espectadores nos cinemas do Brasil
Protagonizado por Fernanda Torres, filme que tenta indicação ao Oscar 2025 atraiu mais de 470 mil pessoas às salas no período de quinta (14) a domingo (17)
O filme "Ainda Estou Aqui" superou marca de 1,06 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros nesse fim de semana. De quinta (14) a domingo (17), o sucesso de bilheteria protagonizado por Fernanda Torres atraiu mais de 470 mil pessoas a salas de exibição em todo o país. Com R$ 11,07 milhões arrecadados nesses dias, a renda do longa-metragem chegou a R$ 23,5 milhões. Números são da empresa Comscore.
+ "Ainda Estou Aqui": quais as chances do filme no Oscar 2025?
De 14/11 a 17/11, o título representante do Brasil na disputa por indicação na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2025 registrou crescimento de 31% em relação ao período de estreia. Entre 7/11, dia do lançamento no Brasil, e 10 de novembro, a produção foi vista por mais de 358 mil espectadores.
No top 10 de bilheterias de 14 a 17 de novembro, "Ainda Estou Aqui" só ficou atrás de "Gladiador 2", aguardada continuação de "Gladiador" (2000), longa de Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro") vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme: levou mais de 677 mil pessoas aos cinemas.
Uma lista de pré-selecionados na categoria de melhor internacional do Oscar será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 17 de dezembro.
Se figurar nessa relação, "Ainda Estou Aqui" poderá estar entre os cinco indicados na lista final, que tem anúncio previsto em 17 de janeiro. A cerimônia da 97ª edição do Oscar será realizada em 2 de março de 2025.
Sobre o que é "Ainda Estou Aqui"?
O filme é uma adaptação do livro autobiográfico homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, também conhecido pelo romance "Feliz Ano Velho" (1982). A história narra trajetória da mãe do autor, Eunice Paiva, na ditadura militar.
+ Por que o filme "Ainda Estou Aqui" está sofrendo tentativa de boicote?
Na década de 1970, a vida dela muda repentinamente após desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, cassado, preso e torturado pelo regime. Criando filhos sozinha, ela vira ativista de direitos humanos e passa a lutar pela verdade sobre o que de fato aconteceu com seu companheiro.
Eunice é interpretada em diferentes idades por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, filha e mãe. Já Rubens é vivido por Selton Mello ("O Palhaço").
O elenco ainda reúne nomes como Maeve Jinkings ("O Som ao Redor"), Marjorie Estiano ("As Boas Maneiras"), Camila Márdila ("Que Horas Ela Volta?"), Dan Stulbach ("Tempos de Paz"), Humberto Carrão ("Aquarius") e Antonio Saboia ("Deserto Particular").
+ Fernanda Torres ganha prêmio do Critics Choice Awards por "Ainda Estou Aqui"
A direção de "Ainda Estou Aqui" é de Walter Salles, um dos cineastas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Antes, colaborou com Torres em "Terra Estrangeira" (1995) e com Montenegro em seu trabalho mais lembrado, "Central do Brasil" (1998), indicado aos prêmios de melhor filme internacional e melhor atriz no Oscar 1999.
Currículo de Salles ainda inclui produções com outras estrelas, como "Abril Despedaçado" (2001), protagonizado por Rodrigo Santoro, "Diários de Motocicleta" (2004), com o mexicano Gael García Bernal, "Água Negra" (2005), estrelado por Jennifer Connelly, e "Na Estrada" (2012), em farto elenco liderado por Kristen Stewart.