Fernanda Torres ganha prêmio do Critics Choice Awards por "Ainda Estou Aqui"
Atriz não compareceu na premiação, mas agradeceu o reconhecimento por mensagem de vídeo
A atriz Fernanda Torres foi homenageada pelo Critics Choice Association (CCA) numa cerimônia de celebração à cultura latina que aconteceu na noite de terça-feira (22), em Hollywood, nos Estados Unidos. Ela recebeu o prêmio de atriz em filme internacional por seu papel em "Ainda Estou Aqui", do diretor Walter Salles ("Central do Brasil").
O filme, baseado no livro de memórias de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza deste ano e foi selecionado como a submissão oficial do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024. Torres não pôde estar presente na premiação, mas agradeceu o reconhecimento por vídeo.
+ Brasil volta ao Festival de Veneza após 23 anos e sob 10 minutos de aplauso com 'Ainda Estou Aqui'
A atriz referiu-se a grandes nomes da literatura, cinema e música latina ao falar que o prêmio era uma confirmação de que a cultura brasileira também é parte da cultura latina.
"Para mim, isso é uma confirmação que sou parte da cultura que me moldou, de Gabriel García Márquez a Jorge Luis Borges, Iñárritu, Ricardo Darín, Carmen Miranda e Frida Kahlo. Nós brasileiros, às vezes, não nos sentimos parte, porque não falamos espanhol. Nós falamos português, mas isso é uma confirmação", disse a atriz.
"'Ainda Estou Aqui' não é um filme sobre o passado. É estranhamente e tristemente sobre o presente. Uma reflexão sobre a normalização da violência do Estado. A dignidade, a força e a perseverança de Eunice Paiva nos levou ao filme e sinto que agora sou uma atriz diferente depois do filme", afirmou.
Além de Torres, também foram premiados a atriz e produtora Zoe Saldaña, por seu papel no filme "Emilia Pérez", a ser lançado pela Netflix; Pablo Larraín por seu trabalho de direção em "Maria", também da Netflix; o cineasta Fede Alvarez pelo roteiro e direção de "Alien: Romulus"; a roteirista e diretora Issa López pela série HBO "True Detective: Night Country"; Francesca Sloane por seu trabalho na série do Prime Video "Sr. & Sra. Smith" e a atriz Adriana Barraza por seu papel no filme "Meu Amigo Pinguim", inspirado na história real do Seu João, um pescador de Provetá, no estado do Rio de Janeiro, e seu amigo, o pinguim Dindin.