Brasil

VÍDEO: câmera mostra momento em que segurança de influencer atira e mata jovem em SP

PM de folga que fazia segurança de Nina Santos afirma que reagiu a assalto; família de Matheus Gabriel dos Santos Freire, de 16 anos, contesta versão

,
• Atualizado em
Publicidade

Uma imagem de câmera de segurança trouxe novos elementos sobre a morte de Matheus Gabriel dos Santos Freire, de 16 anos, baleado na noite de 3 de outubro após um show no bairro do Canindé, região central de São Paulo. O disparo foi feito por um policial militar de folga, que trabalhava como segurança da influenciadora digital Nina Santos.

Segundo o boletim de ocorrência, o PM reagiu a uma tentativa de assalto. O adolescente e outras pessoas teriam cercado o veículo da influenciadora, um Jeep Compass branco, e um dos suspeitos teria quebrado o vidro e roubado o celular de uma das ocupantes. Ainda segundo o depoimento, um dos policiais desembarcou do carro e ordenou que os suspeitos se rendessem. Matheus não teria obedecido e, ao fazer menção de pegar uma arma, acabou sendo baleado. Um simulacro de pistola foi apreendido no local.

+ Segurança de influenciadora mata adolescente durante tentativa de assalto em SP

O novo vídeo mostra o momento do tiro, mas não é possível confirmar se o policial chegou a sair completamente do carro, já que ele aparece apenas parcialmente no canto da imagem. Muitas pessoas aparecem em volta do veículo. Segundo familiares, o jovem de blusa preta que aparece nas imagens é Matheus (assista no vídeo acima).

A influencer Nina Santos foi chamada ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), nesta sexta-feira (10), para depor. Na terça (7), ela se pronunciou sobre o caso através de uma rede social e também falou em uma tentativa de assalto (leia abaixo a nota completa).

Conflito de versões

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como roubo, resistência e morte decorrente de intervenção policial.

Já a família contesta a versão oficial e afirma que Matheus não participou de nenhum assalto. Parentes dizem ter testemunhas de que ele só estava passando no local e levou o tiro. Ainda segundo familiares, o adolescente havia saído de casa para ver os criadores de conteúdo que participavam do evento.

+ Polícia de SP fecha fábrica clandestina de bebidas ligada a mortes por metanol

Em entrevista ao programa Alô, Você, do SBT, a tia de Matheus, Alessandra, desabafou nesta sexta-feira: "É muita humilhação, porque agora até nossa família está sendo julgada. As pessoas perguntam porque ele estava lá. Ele foi porque é um jovem que gostava daqueles influenciadores".

Morador da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, Matheus era descrito como um menino simples, frequentador da igreja e vendedor de balas nos faróis para ajudar nas despesas de casa. Ele era o do meio de três irmãos.

O que diz a SSP? Leia nota

"Todas as circunstâncias são investigadas pelo DHPP, com acompanhamento da Polícia Militar. Um adolescente de 16 anos morreu durante uma tentativa de roubo, na noite de sexta-feira (3), na Rua Comendador Nestor Pereira, no Canindé, região central de São Paulo. Ele e outros indivíduos cercaram um Jeep Compass branco, ocupado por dois policiais militares de folga e demais passageiros.

Um dos suspeitos quebrou o vidro traseiro e roubou o celular de uma das vítimas. Um dos policiais desembarcou do veículo e ordenou que os suspeitos se rendessem. O adolescente não obedeceu e fez menção de pegar uma arma, quando o agente interveio. Um simulacro de pistola foi apreendido e o caso, registrado como roubo, resistência e morte decorrente de intervenção policial."

Mãe contesta versão policial

A mãe do jovem, Tatiane, afirmou ao SBT que o filho não roubaria uma influenciadora e que estava no local apenas para ver os criadores de conteúdo. Ela também afirmou que o corpo do filho não apresentava ferimentos compatíveis com os de alguém que tivesse quebrado um vidro.

No último contato da mãe com o filho, o adolescente havia dito que estava em uma fila para ver os influenciadores. Segundo ela, o adolescente estava acompanhado de amigos no momento da ocorrência.

Tatiane relatou que soube da morte do filho por vizinhos e, ao chegar ao local, ouviu de testemunhas que Matheus não quebrou o vidro do carro, e que outra pessoa teria cometido o ato. De acordo com o relato, após os disparos, o carro e o autor dos tiros deixaram o local e retornaram minutos depois.

Matheus Gabriel já havia sido apreendido por atos infracionais análogos a roubo. Tatiane disse que ele havia aprendido com os erros, estava frequentando a escola e era um menino querido por amigos e conhecidos.

"Ninguém tá querendo falar que meu filho é santo. O que estou querendo provar é que naquele momento, naquele dia, não era ele. Meu filho não merecia tomar um tiro na cabeça sendo que não foi ele", declarou.

+ VÍDEO: mulher é sequestrada em estacionamento de loja na zona sul de SP

Influenciadora se pronuncia

A influenciadora Nina Santos, que acumula mais de 600 mil seguidores no Instagram, se pronunciou nas redes sociais. Em um texto, ela afirmou ter sido vítima de um assalto e disse que o episódio resultou na morte do jovem.

"Estive presente em um episódio muito triste ocorrido recentemente e prestarei todos os esclarecimentos às autoridades competentes. [...] Fui vítima de um assalto, onde estouraram o vidro do meu carro, com a gente no banco de trás, levaram o celular da minha amiga. [...] Confio que a Justiça vai esclarecer os fatos com respeito e verdade", publicou nos Stories.

Nina disse ainda que passou a noite no DHPP prestando depoimento e pediu que o público não compartilhe versões falsas sobre o caso.

Pronunciamento de Nina Santos | Reprodução/Redes sociais
Pronunciamento de Nina Santos | Reprodução/Redes sociais
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade